Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Lançada em Maringá campanha estadual de combate ao aedes aegypti


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 23/11/2018 às 13h05 Atualizado 19/02/2023 às 02h17
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Nesta sexta-feira (23) foi lançada a Campanha Estadual de Mobilização e Combate ao Aedes Aegypti. O lançamento foi em Maringá. O secretário de Saúde do Paraná, Antônio Carlos Nardi, disse que este ano duas pessoas morreram de dengue no estado. Número considerado pequeno graças, entre outras ações, à vacinação. 

Maringá confirmou este ano 12 casos de dengue. Desde agosto, quando começou o novo ciclo epidemiológico, a cidade não registra casos da doença. Mas é agora, com a chegada do calor e aumento das chuvas, que o cuidado precisa ser redobrado. O levantamento de focos apontou risco médio: 3,1% no índice geral. A agente ambiental Cristina Castro disse que em toda casa que visita, ela repete a cartilha da prevenção.

“Nós olhamos toda a parte esterna, o quintal, se tiver vasos de planta. Orientamos também dentro do imóvel, se a pessoa mexe com algo que possa acumular água. Damos todas as orientação, explicamos como fazer para ter os devidos cuidados”, explicou. Segundo ela, o mosquito é muito esperto e se reproduz até onde menos se espera. Ela relembrou que já encontrou focos até mesmo atrás de geladeiras, nos compartimentos que podem acumular água, e em aparelhos de ar condicionado. 

O estado reforçou a frota de carros fumacê com a compra de 39 veículos. Mas eles só são acionados quando há um caso confirmado da doença e numa região com índice de focos acima de 4%.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação