Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Rede de supermercados consegue liminar para abrir aos domingos


Por Victor Simião, CBN Maringá Publicado 06/08/2018 às 19h46 Atualizado 17/02/2023 às 21h44
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Juiz Frederico Mendes Junior, da primeira vara da fazenda pública de Maringá, decidiu favoravelmente por meio de uma liminar a abertura da rede de supermercados cidade canção. A decisão foi publicada na manhã desta segunda-feira (6).

Na sentença, o magistrado escreveu que já está claro quanto a quem deve legislar sobre a abertura desses locais. É a união e não os municípios. A rede de supermercados entrou na justiça no dia 24 de julho. A lei que regulamenta a abertura dos mercados começa a funcionar no dia 15 deste mês.

O advogado da rede, César Misael, diz acreditar que, mesmo que a prefeitura entre com recurso em um tribunal superior, é a cliente dele quem vai vencer. Isso porque tribunais superiores já apontaram que quem legisla sobre a abertura dos supermercados é a união.

A Fecomércio, federação paranaense que representa o comercio de bens e serviços, entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) o tribunal de justiça do Paraná para impedir o funcionamento da lei em Maringá. O Advogado César Misael, apesar de não representar a entidade, diz acreditar em uma vitória – até porque a procuradoria geral do estado já se manifestou de forma favorável.

A lei que regula abertura dos supermercados foi publicada em maio. A iniciativa começa a funcionar em 15 de agosto. A partir dessa data, somente mercados com até cinco funcionários vão poder abrir em todos os domingos. As grandes redes somente uma vez por mês e mediante acordo com sindicato dos trabalhadores e prefeitura.

A CBN entrou em contato com a prefeitura. A assessoria de imprensa informou à reportagem que ainda não foi notifica oficialmente sobre a liminar da Justiça.

Ouça as entrevistas completas

Confira outras reportagens

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação