Fechar

Maringá

Fórum Empresarial

Investimentos em rodovias, ferrovias e portos são anunciados em evento

Publicado por Luciana Peña/CBN Maringá, 10:55 - 14 de Fevereiro de 2020

Bloco de Imagem

Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

O noroeste do Paraná é uma região agrícola, com agronegócio forte e depende muito de infraestrutura e logística para escoar o que produz. Por isso os empresários da região querem muito saber quais os investimentos do Governo do Estado em estradas, ferrovias e portos.


A resposta pode ser conferida no Fórum Empresarial de Infraestrutura e Logística do Paraná realizado nesta sexta-feira em Maringá. A realização é do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem). O presidente do Codem, José Roberto Mattos, diz que o objetivo é acompanhar de perto os planos do governo.


"O objetivo do fórum sempre é o desenvolvimento, o planejamento. Nós estamos recebendo pela décima vez um secretário de Estado com todo o seu staff explicando e mostrando quais ações foram realizadas e o que vai ser realizado. A cidade de Maringá tem demandas, que são tratadas de forma prática e funcional. No mês que vem, o secretário Renato Feder vem para cá para lançar um pacote de ações principalmente para a parte da cultura e da educação", afirma Mattos.


E tem muito a fazer na região noroeste. O conselheiro da Acim, Wilson Mattos, cita os principais gargalos. "É um momento muito importante para a nossa região porque a gente sempre luta por melhoria de infraestrutura. O desenvolvimento econômico só se viabiliza com uma infrestatruta adequada. Estamos ainda com alguns gargalos como trechos de pista simples até Paranaguá e ferrovia com trem de velocidade de 30 km/h", comenta. 


Uma opção no modal ferroviário é a construção de novas ferrovias, com traçado mais moderno, diz o presidente da Ferroeste, André Luiz Gonçalves. "A ideia é que o estudo pela linha da Ferroeste provoque também uma situação comparativa ao que ocorre na ferrovia que atende a região norte do Estado, para que possam ser pensadas melhorias", reitera.


As obras em rodovias foram apresentadas pelo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Fernando Furiatti Saboia. "Na apresentação mostraremos o que o DER tem feito nos últimos anos e as perspectivas para as próximas obras, dos anos subsequentes. Contratos de conservação, obras que sestão sendo realizadas e obras previstas que houveram problemas de projeto", diz.


Para os portos os projetos foram anunciados pelo diretor de operações dos portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Teixeira Silva. "Estamos implementando projetos que facilitariam o recebimento de grãos principalmente no modal ferroviário. O porto está buscando melhorar o escoamento", explica.


O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, comanda o Fórum. O secretário falou ao CBN Maringá 2 ª edição sobre os projetos do governo.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo