Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Influência da economia mundial na hora de investir é tema de palestra


Por Redação GMC Publicado 29/01/2019 às 17h47 Atualizado 19/02/2023 às 19h29
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O que esperar do cenário econômico atual? Essa é a grande pergunta que ronda a cabeça de boa parte das pessoas antes de fazer investimentos neste momento.

O Brasil tem um novo presidente e uma equipe econômica que estão no comando do país há um mês. Os países desenvolvidos enfrentam situações, como a desaceleração da economia, isso sem contar as nações que tem problemas políticos, que afetam diretamente o crescimento.

Então, nada melhor que especialistas no mercado para trazer uma perspectiva sobre o que se esperar da economia mundial e brasileira para esse ano. Por isso, a SVN Investimentos, convidou Sérgio Zanini e Gino Olivares para uma palestra para clientes e convidados. O evento foi nesta terça-feira (29), na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).

Sérgio Zanini, gestor da Sagmo Capital, tem larga experiência internacional, com aproximadamente 20 anos dedicados ao mercado financeiro de Nova Iorque, Londres e São Paulo, tendo atuado em bancos de grande porte, na área de trading. No Brasil, trabalhou, em bancos como o Itaú BBA.

Gino Olivares é doutor em economia pela PUC-RJ. trabalhou como economista-chefe da Brookfield e da Opportunity Asset Management. Também foi economista da gerência de estudos econômicos do Banco Central do Peru. Tem vasto conhecimento nos mercados local e internacional e de gestão de risco.

Sagmo Capital nasceu há quase um ano como uma gestora de recursos independente com DNA internacional e foco global. O objetivo é gerar, para seus investidores, retornos consistentes de longo prazo, por meio de investimentos nos mercados internacionais e brasileiro.

“A Sagmo busca participar de oportunidades sem restrições geográficas, como aconteceu no ano passado, quando alguns dos nossos investimentos foram feitos no México”, comentou Zanini.

Olivares deu um panorama dos comportamentos dos mercados mundial e brasileiro. Ele disse que é preciso fazer uma análise de alguns fatores antes de comprar ou vender ativos.

“Temos que olhar para o comportamento da economia. Isso nos dá parâmetros para fazer as aplicações com mais garantia. A gente olha para os bancos centrais dos Estados Unidos, da Europa, da China e por fim, do Brasil e a partir disso, se toma a decisão”, explicou o economista.

Ele disse que desaceleração do crescimento das economias mundiais não significa o início de uma recessão. “Não há muito com o que se preocupar com esse cenário externo porque essas oscilações fazem parte de processo. Para esse primeiro semestre estamos otimistas”, tranquilizou Olivares.

O economista recomendou que os investidores precisam ficar de olho aos eventos geopolíticos, como a crise na Venezuela, que podem ser determinantes no cenário macroeconômico.

“As economias estão altamente interligadas e os acontecimentos têm reflexos no Mundo inteiro. Por exemplo, a Venezuela tem as maiores reservas de petróleo do planeta e metade da produção é exportada para os Estados Unidos. Por isso o presidente Donald Trump mostra interesse no que acontece nesse país sul americano, porque o preço dessa commodity influencia diretamente a economia norte americana”, afirmou.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação