Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

IMA será uma ‘minicidade’ para tratar crianças autistas em Maringá


Por Letícia Tristão Publicado 28/09/2018 às 19h05 Atualizado 18/02/2023 às 10h50
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Maringá vai ganhar mais um espaço para atender crianças autistas. O Instituto Maringaense de Autismo (IMA) é um projeto desenvolvido pelos pais de uma criança autista, de 7 anos, que viajaram o mundo atrás de atividades e tratamentos para educação de crianças com o autismo.

O instituto vai capacitar profissionais e orientar pais de crianças autistas. Um dos fundadores, Gilberto Palma, o Giba, explica que conheceu tratamentos de diversos lugares do mundo e decidiu trazer isso para Maringá. O projeto prevê que o IMA seja uma “minicidade” para “ensinar” o autista conviver em sociedade.

“Nosso maior foco é a prática esportiva e habilidades sociais. Vamos ter salão de beleza e cadeira de dentista para a criança perder o medo. Além da parte esportiva: judô, capoeira, sala de música e artes, cozinha, cama elástica… E a parte da terapia e salas comuns para trabalhar a inclusão”, explica. De acordo com Giba, atualmente, três profissionais estão sendo capacitados fora de Maringá para serem responsáveis pela parte esportiva.

O método de tratamento do IMA será a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), uma área de conhecimento que desenvolve pesquisas e aplicações a partir da análise do comportamento. A princípio, segundo Giba, a ideia é atender em torno de 200 crianças.

Ele explica que já tem instituições que tratam pessoas com autismo, como a Associação Maringaense de Autismo (AMA), mas que a ideia é fazer parceria e somar no trabalho das entidades.

O IMA será uma clínica particular, mas sem fins lucrativos, e terá parte dos atendimentos para a rede pública.

A previsão é de o instituto comece a atender crianças autistas no segundo semestre de 2019. O projeto será apresentado oficialmente no fim de outubro.

Veja algumas imagens cedidas por Gilberto sobre as ideias de estrutura para o IMA:

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação