Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Grupos de carona otimizam tempo e dinheiro em Maringá


Por Letícia Tristão Publicado 05/12/2018 às 17h07 Atualizado 19/02/2023 às 06h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Precisar viajar de última hora, evitar as paradas dos ônibus ou querer economizar no combustível são alguns dos motivos que levam as pessoas a compartilharem caronas. E os grupos de Facebook cumprem papel de mediadores dessa prática.

Normalmente, os grupos são separados com os nomes das cidades dos itinerários. O músico Carlos Marques, por exemplo, é administrador do grupo Caronas Paranavaí-Maringá. São 74 quilômetros de distância, normalmente de carro a viagem dura uma hora. Tem carona sempre, tanto para quem vai, quanto para quem vem. O valor pode variar de acordo com cada motorista, mas geralmente fica em torno de R$ 15.

Segundo Carlos, pelo transtorno de uma viagem de ônibus, o valor compensa. “De ônibus demora demais e o custo não sai tão diferente assim”, diz. 

O grupo do Carlos começou justamente por causa do maior motivo das reclamações: propagandas. As regras da maioria dos grupos são claras: nada de postagem de venda de produtos ou divulgação de produtos e/ou serviços. Mas o Carlos desobedeceu e acabou expulso. Assim, para poder visitar o filho em Maringá, criou o próprio grupo que hoje tem mais de sete mil membros e funciona bem, segundo ele. “As viagens são resolvidas entre cada carro, mas nunca tive problemas ou fiquei sabendo de algum caso”.

Carlos usa o grupo para oferecer e procurar carona, e ele diz que nesse grupo, ninguém é expulso. “No máximo eu apago a postagem se ela for indevida, vai que a pessoa precisa de uma carona e não tem como procurar”, pontua.

Os grupos são muito procurados por universitários que moram em Maringá e vão para casa dos pais aos fins de semana, normalmente na região. Essas são viagens que duram em torno de duas horas, mas que de ônibus levariam quase o dobro do tempo.

É o caso da estudante de agronomia Fernanda Jurach. Ela procura carona sempre às sextas para ir de Maringá a Cianorte (81 km de distância) e aos domingos para voltar para Maringá. Segundo ela, o grupo facilita bastante. “É bem mais prático e rápido do que pegar ônibus e a pouca diferença no valor compensa”, afirma.

Procurando carona ou quer dividir o combustível? Conheça os grupos Maringá-Paranavaí e Maringá-Cianorte.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação