Maringá

EPEC

Geógrafo da UEM e engenheiro receberão prêmio estadual

Publicado por Redação GMC, 15:27 - 08 de novembro de 2018

Durante o 44º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC), vinte e quatro profissionais dos mais de 90 mil habilitados do Conselho de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) serão homenageados em Foz do Iguaçu nessa quinta (8) e sexta-feira (9). Na Regional Maringá foram oito e serão três premiados, sendo dois da cidade e um de Cianorte.


Na categoria “Educador Destaque” o homenageado será o geógrafo Eduardo de Souza de Morais, professor da Universidade Estadual de Maringá. O engenheiro agrônomo José Antônio Borghi, da Associação Maringaense de Engenheiros Agrônomos, foi o indicado para a categoria “Carreira Destaque”. Já na categoria “Profissional Destaque” a premiação será para o engenheiro civil Nelson Magron Júnior, atual secretário de Desenvolvimento Urbano de Cianorte.


O geógrafo Eduardo de Souza de Morais, professor da Universidade Estadual de Maringá, é grato aos profissionais que o indicaram para homenagem. Morais é mestre pela UEM e doutor pela Unesp com período de estágio na Universidade de Liverpool, UK. Ele desenvolve pesquisa sobre a dinâmica dos rios e a formação das paisagens fluviais. E além de docente, já trabalhou com consultorias de planejamento urbano e planejamento ambiental.


Há 35 anos na profissão, o maringaense José Antônio Borghi confessa a paixão que tem pela engenharia agronômica. “Desde criança eu tive o sonho de ser agrônomo e sou feliz porque consegui realizar quando adulto”.


Na Associação Maringaense de Engenheiros Agrônomos, ele entrou assim que se formou e atua de forma ativa, ajudando a entidade a enfrentar os desafios da área. Na cidade, Borghi é agropecuarista, produtor de várias culturas e presidente do Sindicato Rural de Maringá desde 2003. “Eu me sinto honrado e agradecido pelo reconhecimento, mesmo acreditando que existe na cidade outros profissionais tão merecedores do Prêmio como eu”, destaca. Ele reforça que é muito importante que cada profissional esteja sempre engajado na sua categoria.


Pela excelência dos serviços prestados na iniciativa pública e privada, o engenheiro civil Nelson Magron Júnior será homenageado deste ano com o Prêmio Destaque Profissional. Formando em 1999 pela Universidade Estadual de Maringá, o engenheiro civil se mostrou muito grato e surpreso pelo reconhecimento. Ele assumiu a secretaria de Desenvolvimento Urbano da prefeitura de Cianorte em 2007 e passou por várias gestões, sempre valorizando os profissionais da área.


“Quando entrei era eu e uma arquiteta e agora somos mais de 15 profissionais, entre arquitetos, engenheiros e agrônomos. E a gestão de duas secretarias são feitas por engenheiros”, ressalta. O engenheiro afirma que a presença desses profissionais é extremamente importante no setor público, como no saneamento básico, urbanismo, mobilidade urbana e obras. E complementa: “o reconhecimento é mais um motivo para continuar trabalhando, empenhado para fazer uma sociedade melhor por meio de orientações junto as inspetorias e regionais do Crea”.


Com assessoria

Bloco de Imagem

O geógrafo Eduardo de Souza de Morais é professor da Universidade Estadual de Maringá. Foto: divulgação

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo