Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Foto fake de ônibus do transporte coletivo de Maringá viraliza


Por Nailena Faian Publicado 04/05/2019 às 13h58 Atualizado 21/02/2023 às 11h01
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Uma foto de um ônibus com design super moderno, movido a energia elétrica, com Wi-Fi e ar-condicionado já teve 24 mil compartilhamentos em uma página no Facebook. O problema é que na legenda foi dito que o veículo seria do transporte coletivo de Maringá, no entanto, não é verdade. Muitas pessoas que não conhecem a cidade compartilharam a informação fake. O post foi feito no último dia 30.

Na legenda, a página Jornal Expresso diz que o “transporte coletivo de Maringá é um dos mais modernos do mundo” e que a passagem custa R$ 3,90. Como título do post, ressaltaram em caixa alta: “morram de inveja”.

A imagem fpoi publicada na página de humor do Facebook “A Maringá que deu certo“. A página divulga imagens fake sobre Maringá – saiba mais aqui.

O portal GMC Online entrou em contato com o responsável pela página Jornal Expresso e ele disse que a imagem é “meramente ilustrativa”.

Maringá conta, sim, com um ônibus elétrico. Mas não igual ao da foto. O veículo começou a circular na cidade no início deste ano. Sobre a passagem, o valor informado no post é verdadeiro: custa R$ 3,90 para quem usa o cartão Passe Fácil, seja para utilizar o ônibus elétrico ou o convencional. O valor é válido desde julho do ano passado, quando houve reajuste da tarifa. 

Sobre o Wi-Fi a informação também é verdadeira, já que todos os ônibus da cidade contam com internet desde dezembro de 2017. Já em relação ao ar-condicionado, apenas seis ônibus oferecem essa comodidade em Maringá. São os chamados Mega BRT que circulam desde fevereiro do ano passado.

Foto é de ônibus apresentado na Holanda

A imagem do post é do Future Bus, um ônibus da Mercedes-Benz que foi apresentado em novembro de 2016, numa prévia do Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA), na Holanda. Segundo reportagem da Quatro Rodas, o veículo tem capacidade para rodar até 70 km/h em modo autônomo, ou seja, sem auxílio de um motorista. Ele consegue reconhecer placas de trânsito e semáforos e também abre e fecha as portas nas paradas. Consegue, também, trafegar por túneis e frear automaticamente quando detectar obstáculos e pedestres à sua frente.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação