Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Falta de chuva seca lagos do Parque do Ingá


Por Nailena Faian Publicado 16/08/2019 às 20h29 Atualizado 23/02/2023 às 22h14
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Faz tempo que o maringaense não vê uma boa chuva. A última vez que choveu bastante na cidade foi em 4 de julho, quando a Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM) registrou 19,3 milímetros.

Até houve registro de precipitação depois disso, mas não dá nem para levar em conta. Foram 5,2 milímetros no dia 16 de julho e 0,3 milímetros no dia 31 de julho. Em agosto, nenhuma gota d’água caiu no município.

Além de provocar doenças respiratórias por conta da baixa umidade do ar, a falta de chuva secou alguns lagos do Parque do Ingá.

De acordo com o gerente do parque, José Brás da Silva, o lago que fica próximo da gruta de Nossa Senhora Aparecida secou totalmente. Os peixes e tartarugas que ficavam ali tiveram que ser transferidos para o lago maior do parque, o que tem os passeios de pedalinho.

O lago da entrada do Jardim Japonês também havia secado, mas já foi enchido novamente neste domingo (15). “Bombeamos a água do lago maior do parque com um motor para levar com um cano até ali e encher”, explica o gerente do parque.

Na foto abaixo, é possível ver que até o lago maior está secando. Antes, a água chegava perto das árvores e agora está se afastando cada vez mais. 

Em julho, segundo a Estação Climatológica da UEM, a média histórica de chuva é de 74 milímetros. No entanto, não choveu nem a metade disso, encerrando o mês com 34,3 milímetros de precipitação.

Já em agosto a média histórica é de 61,1 milímetros de chuva, mas, até agora, não houve registro de água caindo do céu.

Previsão para os próximos dias

O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) não prevê chuva em Maringá para os próximos dias. O fim de semana e a próxima semana devem ser de sol e calor, com a temperatura máxima podendo chegar a 31°C. 

Há previsão de uma pancada de chuva somente no dia 30 de agosto, uma sexta-feira. No entanto, não dá nem para se animar. São apenas 3,2 milímetros. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação