Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Escorpiões são encontrados no Bosque das Grevíleas, em Maringá


Por Redação GMC Publicado 18/03/2019 às 15h29 Atualizado 20/02/2023 às 15h22
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Após iniciarem uma operação conjunta de limpeza no Bosque das Grevíleas, na Zona 5, as secretarias municipais do Meio Ambiente, Saúde e Serviços Públicos pedem que as visitas ao local sejam evitadas até que o serviço seja finalizado, no próximo fim de semana.

Iniciada na sexta-feira (15), a operação encontrou escorpiões no Bosque das Grevíleas. Além disso, segundo a Prefeitura, a previsão inicial é retirar cerca de uma centena de árvores condenadas pela ação de cupins e outras pragas.

O corte das árvores e a captura de escorpiões são acompanhados por equipes especializadas do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde.

“Troncos caídos e apodrecidos favorecem a presença de escorpiões, que se alimentam de insetos, entre eles os cupins”, afirma o secretário de Serviços Públicos, Vagner de Oliveira, lembrando que ações pontuais de retiradas de árvores mortas ou já condenadas pela ação de pragas são realizadas com frequência no local. “Mas agora concentramos esforços para fazer uma ampla limpeza em toda área do bosque”, explica o secretário.

O bosque ocupa área de 44,6 mil metros e grevíleas prevalecem como espécie principal, razão do nome do local. Pista de caminhada em torno do bosque é amplamente usada por moradores do entorno, que costumam cruzar a área em caminhos improvisados, o que é desaconselhado exatamente pela presença de aracnídeos, como o escorpião amarelo, cuja picada pode causar graves problemas de saúde – e até matar.

O trabalho de limpeza do local vai se prolongar pelo menos até o próximo fim de semana, sempre acompanhado por técnicos da área da saúde, encarregados de fazer a captura de escorpiões.

Troncos e árvores condenadas serão incineradas em local apropriado, medida que busca evitar a eventual reprodução da espécie. Após a conclusão da remoção, será feito o plantio de mudas de grevíleas, repondo as árvores que foram retiradas.

A reportagem entrou em contato com o CCZ, que confirmou que os escorpiões foram encontrados em algumas árvores, mas ressaltou não ser possível precisar a quantidade que foi capturada.

Com assessoria de imprensa

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação