Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Restaurante adere ao ‘Drink La Penha’ para ajudar mulheres em risco


Por Monique Manganaro Publicado 22/11/2019 às 18h00 Atualizado 24/02/2023 às 23h08
 Tempo de leitura estimado: 00:00

De forma sutil, um restaurante de Maringá tem oferecido auxílio a mulheres que estejam sofrendo qualquer tipo de violência. Por meio de uma mensagem deixada no banheiro feminino, o estabelecimento se propõe a ajudar a vítima a deixar o local em segurança caso esteja em uma situação desagradável.

“Ei, moça! Você está em um encontro que não está indo muito bem? Você está num encontro e a pessoa não é quem ela dizia ser? Você não está se sentindo segura? Estamos aqui para ajudar! Apenas vá até um de nossos atendentes e peça o drink ‘La Penha’. Iremos chamar alguém do restaurante para te acompanhar até seu carro, Uber, táxi, ou até chamar a polícia se necessário. Não se cale! Não tenha medo. Você não está sozinha! Estamos aqui para te apoiar!”, garante o aviso.

A iniciativa faz parte da campanha “Eles por Elas”, criada anos atrás no Rio Grande do Sul e que ganhou a adesão de estabelecimentos de todo o país. Camila Yoshida, proprietária do AlbaDore Ristorante e Pizzeria de Maringá, diz que a ideia chegou até ela por meio de uma amiga e logo foi colocada em prática.

A empresária, que foi vítima de violência doméstica aos 16 anos, explica que conversando com os clientes observou que o restaurante recebia inúmeros primeiros encontros de casais. Em muitos casos, os dois se conheciam pela internet e iam até o local para ter o primeiro contato pessoalmente.

“Isso me deixou um pouco preocupada. Foi quando resolvi aderir à campanha”, afirma.

Segundo Camila, a equipe do restaurante é treinada para agir de forma discreta e segura caso alguma mulher solicite ajuda. O barman é quem faz o primeiro contato para entender quais providências a mulher deseja que sejam tomadas.

“Caso precise apenas solicitar Uber, a gente solicita. Caso precise chamar a polícia, a gente chama. Ou caso a gente precise levar até em casa, a gente leva com o nosso veículo”, diz a empresária.

De acordo com ela, a mensagem para as clientes foi colocada há um ano e, até agora, nenhuma mulher pediu ajuda. No entanto, funcionárias da casa, ao observarem a postura de repúdio à violência contra a mulher, manifestaram-se e solicitaram auxílio para deixarem os relacionamentos abusivos que viviam.

“Quem passa por uma agressão se sente culpada e envergonhada. Às vezes, conversar com um amigo ou familiar é muito difícil, e a ajuda pode vir de quem a gente menos espera. É para as pessoas que são agredidas saberem que a comunidade vai acolher, que elas não precisam se sentir culpadas, elas têm com quem contar”, destaca Camila.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação