Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Em Maringá, Programa Farmácia Solidária contará com doação de remédios


Por Redação GMC Publicado 06/08/2019 às 16h27 Atualizado 23/02/2023 às 19h07
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Prefeitura de Maringá lançará o programa “Farmácia Solidária” onde a população poderá doar medicamentos não utilizados e dentro do prazo de validade. A distribuição dos produtos passará antes por uma triagem realizada por técnicos e também poderá contar com doações de empresas farmacêuticas.

“O programa evitará automedicação, intoxicações acidentais, como o consumo dos medicamentos por crianças, contaminação do meio ambiente com o descarte incorreto, podendo inclusive disponibilizar produtos de alto custo”, explica o secretário de Saúde, Jair Biatto.

Qualquer farmácia das 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS′s) poderá receber a medicação, bastando apenas a assinatura de termo de doação. Já a solicitação dos remédios deverá ser feita no Portal da Saúde, por meio do site da Prefeitura (www.maringa.pr.gov.br).

Necessário apenas anexar receita, se obrigatória, o número do usuário SUS e senha para consulta de lista de medicamentos e UBS.

A iniciativa é mais uma das ações da administração municipal na área de assistência farmacêutica promovendo o acesso aos medicamentos e uso racional. Em 2017, lançou programa da Farmácia Móvel, disponibilizando a dispensação nas UBS′s de medicamentos controlados, como alguns psicotrópicos.

A Prefeitura também inaugurou a farmácia 24 horas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul que junto com a da Zona Norte realiza cerca de 25 mil atendimentos por mês e almoxarifado no Hospital Municipal, ampliando a quantidade de armazenamento com controle de temperatura e luminosidade.

Descarte

Embora não esteja regulamentada a cadeia da logística reversa de medicamentos na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10), algumas redes de farmácias possuem programa de descarte. A destinação no lixo doméstico apresenta riscos à água, solo, animais e à saúde pública.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação