Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Defesa Civil de Maringá quer recrutar mais 2 mil voluntários


Por Nailena Faian Publicado 15/10/2018 às 20h47 Atualizado 18/02/2023 às 15h06
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Quando tem temporal em Maringá já é certo: várias árvores caem sobre vias, casas, carros, tem queda de postes, fiação, alagamento, entre outros transtornos. Nessa hora, a Defesa Civil Municipal é acionada. Caso não possa resolver o problema, ela direciona para os órgãos competentes.

Só que a Defesa Civil Municipal tem somente cinco funcionários efetivos. Para dar conta do trabalho, ela recebe ajuda de 300 voluntários em Maringá. O objetivo é ter pelo menos mais 2 mil voluntários até o fim do ano que vem, diz o diretor da Defesa Civil, Adilson Costa.

“O trabalho que eles realizam é muito importante. Principalmente quando tem temporal e ocorrem diversos chamados. Eles acompanham ocorrências, avisam órgãos competentes, andam com fitas para caso precisem fazer alguma sinalização, entre outras tarefas. Nosso objetivo é promover cursos para que mais pessoas se tornem voluntárias”, explica Costa.

Rodemaker Martins Barbosa, de 25 anos, é voluntário da Defesa Civil desde os 19 anos. Hoje ele trabalha como especialista em manutenção, mas já atuou como socorrista e gosta de ajudar a comunidade.“Coisas que eu vejo que apresentam risco a alguma pessoa ou ao patrimônio comunico à Defesa Civil e ela toma as providências necessárias. Sempre fiz vários cursos e pensei em disponibilizar meu conhecimento como voluntário”, conta.

No último sábado (13), uma tempestade atingiu Maringá e causou vários estragos. Foram mais de cem quedas de árvore, houve também queda de postes, fiações e tudo isso provocou obstrução de vias, deixou pessoas sem energia elétrica, entre outros problemas. Sem os voluntários, o trabalho seria muito mais difícil.

“Gosto de poder ajudar a comunidade de onde eu moro e presto meu serviço prevenindo e alertando sobre acidentes e também acionando os órgãos competentes”, diz Maria Lúcia Santo, voluntária há dois anos.

Como ser um voluntário?

Para ser voluntário da Defesa Civil não há nenhuma exigência, basta se inscrever no site do órgão. Além de pessoas, empresas também podem ser voluntárias. Após a inscrição, um responsável pelo órgão vai entrar em contato e te inserir no grupo dos voluntários, orientando como o trabalho será realizado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação