Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Decreto vai proibir a venda de refrigerante e chocolate em escolas


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 04/06/2019 às 13h03 Atualizado 22/02/2023 às 17h34
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Cantinas de escolas não poderão vender refrigerantes e nem chocolate. Em Maringá, está sendo elaborado um decreto para proibir a venda de produtos muito processados dentro das escolas da cidade.

Existem leis, inclusive dentro do município, que regulamentam a venda de alimentos em cantinas. São leis dos anos 2000, mas que até agora não estão sendo aplicadas de forma eficiente. A proposta é oferecer aos alunos apenas alimentos saudáveis.

Para isso, agentes da Vigilância Sanitária estão percorrendo as escolas para orientar os proprietários de cantinas e os diretores. A nutricionista Suelen Cadamuro explica que entre os alimentos e bebidas proibidos estão o refrigerante e até o chocolate.

“Tudo o que tem muita concentração em açúcar, tudo o que é fritura, foi proibido na cantina, e também os corantes, que foi uma vitória na parte nutricional. Esses alimentos ultraprocessados que nós não queremos que as crianças tenham acesso. O que foi permitido, que a gente está incentivando, são frutas, iogurtes naturais, tudo o que vem de uma alimentação mais saudável, mas equilibrada, já pensando na saúde dessas crianças”, afirma Suelen. 

O assunto está sendo debatido na Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. A assessora do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, Eloacy Tavares, diz que a conferência reúne os desejos da sociedade civil e deste debate surgem políticas públicas como, por exemplo, o restaurante popular.

Ouça a reportagem

A conferência está sendo realizada no campus da PUC e termina às 14h desta terça-feira (4). 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação