Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Criança morre em Maringá com suspeita de meningite


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 12/02/2019 às 11h09 Atualizado 20/02/2023 às 00h31
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Uma criança de 1 ano e 2 meses morreu em Maringá na semana passada com suspeita de meningite. É o primeiro caso de suspeita da doença este ano na cidade, que foi registrado na quinta-feira (7). A morte foi notificada à Secretaria de Saúde porque toda suspeita de doença infecciosa precisa ser comunicada para medidas de profilaxia, evitando novos casos.

O diretor da Vigilância em Saúde, Eduardo Alcântara, disse que todas as pessoas que tiveram contato com o menino, entre elas os pais e colegas de escola, foram medicadas com antibiótico.

“As medidas de profilaxia são importantes, uma vez que os resultados dos exames podem demorar alguns dias para sair, e seria suficientes para evitarmos a transmissão”, enfatizou Alcântara. 

A meningite é uma infecção das membranas que envolvem o cérebro. Existem vários tipos de meningite, que pode ser causada por vírus, bactéria ou fungo. A mais grave é a bacteriana. Os sintomas são febre, dor de cabeça e pescoço rígido.

Para o diretor da Vigilância em Saúde, a melhor forma de prevenção é a vacina. Segundo ele, a criança com a suspeita da doença estava com o calendário de vacinas completo.

“Mas nós devemos lembrar que existem quatro tipos diferentes de meningite. A vacina fornecida pelos postos de saúde protege contra o tipo C, que é o mais prevalente. Então, mesmo assim, ainda podem ocorrer casos”, explicou. 

O resultado dos exames para confirmar a suspeita fica pronto em 15 dias.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação