Fechar

Maringá

1 ano e 2 meses

Criança morre em Maringá com suspeita de meningite

Publicado por Luciana Peña/CBN Maringá, 09:09 - 12 de Fevereiro de 2019

Uma criança de 1 ano e 2 meses morreu em Maringá na semana passada com suspeita de meningite. É o primeiro caso de suspeita da doença este ano na cidade, que foi registrado na quinta-feira (7). A morte foi notificada à Secretaria de Saúde porque toda suspeita de doença infecciosa precisa ser comunicada para medidas de profilaxia, evitando novos casos.


O diretor da Vigilância em Saúde, Eduardo Alcântara, disse que todas as pessoas que tiveram contato com o menino, entre elas os pais e colegas de escola, foram medicadas com antibiótico.



"As medidas de profilaxia são importantes, uma vez que os resultados dos exames podem demorar alguns dias para sair, e seria suficientes para evitarmos a transmissão", enfatizou Alcântara. 


Bloco de Imagem

O menino, de 1 ano e 2 meses, morreu em um hospital de Maringá na semana passada. Foto: reprodução/Facebook

A meningite é uma infecção das membranas que envolvem o cérebro. Existem vários tipos de meningite, que pode ser causada por vírus, bactéria ou fungo. A mais grave é a bacteriana. Os sintomas são febre, dor de cabeça e pescoço rígido.


Para o diretor da Vigilância em Saúde, a melhor forma de prevenção é a vacina. Segundo ele, a criança com a suspeita da doença estava com o calendário de vacinas completo.



"Mas nós devemos lembrar que existem quatro tipos diferentes de meningite. A vacina fornecida pelos postos de saúde protege contra o tipo C, que é o mais prevalente. Então, mesmo assim, ainda podem ocorrer casos", explicou. 



O resultado dos exames para confirmar a suspeita fica pronto em 15 dias.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo