Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Conselho Tutelar já recebeu mais de 70 denúncias de abuso sexual


Por Letícia Tristão Publicado 05/10/2018 às 17h50 Atualizado 18/02/2023 às 10h28
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Denúncias de abuso sexual ao Conselho Tutelar somam mais de 70 registros só em 2018. De janeiro a 20 de setembro deste ano, o conselho da Zona Norte teve 37 denúncias. Já o conselho da Zona Sul, do início do ano até o fim de setembro, registrou 36.

De acordo com o conselheiro tutelar da Zona Norte, Jaime Rocha, nesses casos, o a ocorrência é atendida e encaminhada para a delegacia e o Instituto Médico Legal (IML), onde o exame de corpo de delito é feito.

Rocha afirma que o Conselho Tutelar é um órgão de proteção e deve ser procurado sempre quando algum direito da criança ou do adolescente for violado. “A população tem a impressão de que o conselho é a ‘polícia da criança’, mas não é. O conselho é um órgão de proteção e orientação”, esclarece.

Este ano, os conselhos de Maringá realizaram pelo menos 4.565 atendimentos de ocorrências que posteriormente foram encaminhados a especialistas. Quando há encaminhamento, significa que o conselho fez a avaliação da situação e repassou ao setor especializado no problema da criança. “A gente encaminha para psicólogos, médicos, abrigos, pedagogos… E acompanhamos a situação”, explica Rocha.

Outras ocorrências

O Conselho atende situações como falta de vagas para crianças em Centros de Educação Infantil (Cmeis), por exemplo. “Quando o responsável não conseguiu uma vaga em Cmei para a criança, pode nos procurar. Quando a criança precisa de algum tipo de consulta médica especializada com urgência, o conselho requisita serviços de atendimento”, esclarece o conselheiro.

Ele explica que a escola deve procurar o Conselho Tutelar quando percebe que a criança ou o adolescente está com alguma marca de possível maus-tratos no corpo, ou quando o pedagógico do colégio já esgotou recursos para tentar manter um aluno na escola. O conselho também pode ser acionado quando o estudante falta na aula por cinco dias consecutivos sem justificativa.

Muitos dos atendimentos do Conselho Tutelar são orientações aos pais ou servidores que lidam com crianças e adolescentes.

“Porém, em muitos casos, os pais mudam de endereço e não conseguimos fazer o acompanhamento correto”, diz Rocha.

Contato

O Conselho Tutelar da Zona Norte fica localizado na Rua Bernardino de Campos, 581.
Telefone: (44) 3901-1787

O Conselho Tutelar da Zona Sul fica localizado na Avenida Gastão Vidigal, 716.
Telefone: (44) 3901-2276

 

Foto da capa: arquivo/PMM

Foto da capa: Fiep/Divulgação

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação