Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Há 20 anos, entidade atende mulheres com dependência química


Por Letícia Tristão Publicado 27/08/2018 às 20h00 Atualizado 18/02/2023 às 02h26
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A partir desta segunda-feira (27), o Portal GMC Online apresentará o trabalho de algumas das entidades de Maringá que prestam serviços sociais e que recebem ajuda do Provopar. A primeira delas é a Associação Beneficente Casa de Nazaré de Maringá, que desde 1998 atende mulheres, com mais de 16 anos, gestantes ou não, com dependência de algum tipo de substância química. É uma entidade sem fins lucrativos e o tratamento é feito por meio de comunidade terapêutica.

De acordo com a assistente social da entidade, Silviane Paiva Scanferla, são 12 funcionários além dos voluntários que orientam as oficinas de bordado em chinelo, estudo bíblico, os grupos de apoio e de oração. “Temos uma parceria com a Igreja Católica, mas aceitamos mulheres independentemente da religião”, explica Silviane.

Segundo ela, a procura pela Casa tem aumentado nos últimos anos. “Normalmente a mulher demora mais para se assumir dependente química ou alcoólatra e a maioria das entidades atende homens. A gente vê mais divulgação e ajuda [sobre dependência química] e percebemos um aumento na procura pela casa que atende só mulheres nessa situação”. Ainda de acordo com Silviane, na região de Maringá, a Casa de Nazaré é a única que presta esse tipo de atendimento. 

Atualmente, a Casa está atendendo 14 mulheres. A capacidade é para até 24. A assistente social explica que a mulher passar por uma triagem e alguns exames e “depois disso, ela é internada em período integral, 24 horas por dia. O tratamento dura nove meses”. O objetivo é o desenvolvimento humano, integral e social e dos direitos das mulheres residentes na entidade, para que elas se reintegrem à sociedade e à família.

Horta

Na Casa, há uma estufa onde são produzidos alface, rúcula, almeirão, cebolinha, entre outros. Toda sexta-feira, para comercialização dos produtos, é realizada uma feira em frente à Paróquia São Mateus. Também é possível comprar os produtos direto na entidade, localizada na Rua Rio Samambaia, 1691, no Conjunto Itaparica.

Conforme o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) de Maringá, a cidade tem mais de 150 entidades sem fins lucrativos que prestam auxilio a pessoas com diferentes tipos de problemas ou que precisam de ajuda. A Associação Casa de Nazaré foi fundada em 12 de dezembro de 1998 em Maringá e é assistenciada pelo Provopar e outras entidades.

Conheça mais sobre o trabalho realizado pela Casa de Nazaré:

Fotos: divulgação/Casa de Nazaré

Leia mais notícias de Maringá.

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação