Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

‘City Tour’ por capelas será ampliado para outros locais


Por Redação GMC Publicado 31/07/2018 às 12h05 Atualizado 17/02/2023 às 20h35
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O primeiro ‘City Tour’, realizado no sábado (28), levou 25 pessoas para visita nas capelas Santa Cruz, Nossa Senhora Aparecida e São Bonifácio. O passeio, gratuito, começou às 8h e terminou com almoço rural preparado pela Associação da Família de Schoenstatt. Além do patrimônio já tombado, a Secretaria de Cultura estuda projeto para visitas em bairros e outros locais que marcam a memória do município.

Os 30 lugares disponíveis para o segundo city tour, previsto para o sábado (4), já foram rapidamente preenchidos, mas estão abertas as inscrições para o circuito do dia 11 de agosto. As inscrições podem ser feitas neste link.

A ação é promovida pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc).

CAPELAS

A capela Santa Cruz é a única igreja em madeira situada na área urbana de Maringá e do Norte Novo. Desenhada e construída pelo carpinteiro Anton Joseph Christoph, representa o período de colonização nos anos de 1940. A construção em madeira entre os anos de 1946/1947 foi iniciativa da própria comunidade na localidade, onde se concentrou o núcleo original de Maringá.

A Capela Nossa Senhora Aparecida construída entre os anos 1950 e 1953 utilizou a peroba rosa, espécie de lei encontrada em abundância no Norte Novo do Paraná. A capela atendia as necessidades religiosas dos moradores locais e a construção contou com sistema de mutirão da comunidade local.

A construção da Capela de São Bonifácio se deu entre os anos de 1939 e 1940. Foi a primeira edificação da religião católica erigida em Maringá. Construída também em madeira, a capela fazia parte de um complexo rural denominado Fazenda São Bonifácio. Nesse local que os habitantes do núcleo inicial de Maringá realizaram as primeiras missas, batizados e casamentos.

Por Diretoria de Comunicação/PMM

Clique aqui e leia mais notícias de Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação