Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Irregularidades em calçadas renderam quase 2 mil notificações


Por Luciana Penã/CBN Maringá Publicado 08/10/2018 às 17h34 Atualizado 18/02/2023 às 13h29
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Você está caminhando pela cidade e tropeça. Aí percebe que a calçada não é regular como deveria. Tem piso quebrado, ou tem desnível. Pior, tem obra por perto e a calçada está lotada de material de construção. Não tem onde passar.

A sensação é de falta de respeito com o pedestre. Imagina então se o pedestre tem dificuldade de locomoção. Só este ano, de janeiro a setembro, foram 451 denúncias na Ouvidoria Municipal de Maringá. Os fiscais da Diretoria de Fiscalização da prefeitura também flagram irregularidades e notificam donos de imóveis, diz a gerente de fiscalização geral Rosana de Lima, em entrevista à CBN Maringá.

Este ano foram 1.943 notificações contra 1.353 no ano passado. De acordo com a irregularidade, os donos de imóveis têm prazo para arrumar a calçada.

“Se for algum materal móvel, tem 15 dias para regularizar. Mas se for local cimentado, conretado ou algum degrau, o prazo de adequação é de 30 dias”, explica Rosana. Já no caso de construções, a legislação diz que o espaço reservado ao pedestre é de no mínimo 1,20 metro.

Vale a pena denunciar. Na maioria dor casos, o dono do imóvel arruma a calçada. Só em 68 casos este ano foi preciso aplicar multa. E o valor de é R$ 650.

Neste ano foram 352 notificações para construção de calçadas em Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação