Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

‘Buracão’: conheça a história do Parque Alfredo Werner Nyffeler


Por Luiz Santos, com projeto Maringá Histórica Publicado 06/09/2019 às 16h45 Atualizado 23/02/2023 às 23h37
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Alfredo Werner Nyffeler é o personagem da história de Maringá que dá nome ao popular “Buracão”. Ele nasceu na Suiça e se mudou para o Brasil em 1923.

Em 1942, Nyffeler comprou uma grande porção de terra em Maringá, localizada entre os atuais bairros Jardim Alvorada e Vila Morangueira. No lugar, ele criou a Fazenda Maringá, onde produzia café.

Conforme o Maringá Histórica, a Fazenda era cercada já antes de ser parque mas crianças e adolescentes entravam no local para brincar.

Segundo relatos de moradores, o nome buracão surgiu há 40 anos. Na área, havia muitas árvores e no meio delas um buraco, com uma nascente que formava uma pequena cachoeira e um lago. O nome teria vindo do lago que se formou no centro das árvores.

Com o passar dos anos, a área ficou degradada e as pessoas descartavam lixo no local. Havia até carcaça de veículos dispensadas no lugar.

Em 1986, o então secretário de Serviços Urbanos de Maringá, Antonio Tortato, iniciou um projeto de recuperação da área. A iniciativa ficou sob responsabilidade do engenheiro Carlos Augusto Lopes e sua implementação levou cerca de 2 anos.

Foi realizada uma raspagem do solo e, após o procedimento, a área recebeu uma nova camada de terra. O lago artificial fazia parte do projeto paisagístico e foi construído com uma barragem e uma mureta, que contorna a bacia hidráulica.

O parque foi inaugurado em 88 e hoje tem equipamentos para prática de esporte, palco e playground. Pode-se até realizar pesca esportiva em seu lago. O local fica na Vila Morangueira, tem 104 mil m² e está situado em uma zona de proteção ambiental. A nascente do Ribeirão Morangueiro fica no interior do Buracão.

Veja o vídeo produzido pelo Maringá Histórica:

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação