Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Bosque 2 já teve ponte e até pista de motocross


Por Nailena Faian, com Projeto Maringá Histórica Publicado 07/03/2019 às 19h55 Atualizado 20/02/2023 às 11h44
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Além da Avenida Juscelino Kubitschek, você sabia que o Bosque 2, em Maringá, já teve outra avenida que cortava o local e ainda uma ponte? De acordo com informações coletadas pelo Maringá Histórica – portal que resgata fatos históricos do município –  a ponte foi construída em 1963.

Segundo o Maringá Histórica, já havia uma ponte de madeira no meio do bosque. No entanto, no final da década de 1950, empresários e personalidades da elite maringaense fundaram o Country Club, na Zona 4. Para ligar o bairro à Zona 2, foi preciso criar a Avenida Américo Vespúcio dentro do bosque. Daí, a ponte de madeira sobre o Rio Cleópatra foi substituída por uma de concreto em 1963.

A ponte funcionou até 1976, época em que foi aberta a Avenida Juscelino Kubitschek. Depois que deixou de ser usada, a ponte acabou ruindo provavelmente por conta da força da água e foi esquecida. 

Com ajuda de um biólogo, o responsável pelo Maringá História, o atual secretário de Cultura Miguel Fernando Perez Silva, embarcou na aventura de encontrar a antiga ponte do Bosque 2. Em meio à mata fechada e muitos cipós, eles conseguiram localizar uma parte dela.

“É interessante que a ponte guarda muitos aspectos daquele período, como o guarda-corpo e os ladrilhos construídos pelo Ladrilhos Mauá, bastante característico em diversos pontos de Maringá”, explica Silva no vídeo produzido pelo Maringá Histórica (veja abaixo).

Pista de motocross

De acordo com o Maringá Histórica, na década de 1980 funcionou dentro do Bosque 2 uma pista de motocross, que foi fechada porque em 1982 a Câmara de Maringá transformou o bosque em uma área de preservação permanente. Um ano depois, o espaço passou a ser chamado de Bosque dos Pioneiros.

Posteriormente, a Câmara revogou a lei para que a área fosse transformada em um espaço de ocupação urbana. Havia um projeto de mirante, trilha, museu, mas nunca foi para frente.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação