Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Recém-formado da UEM vence concurso nacional de Arquitetura


Por Redação GMC Publicado 08/05/2019 às 18h57 Atualizado 21/02/2023 às 13h04
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Gustavo Bondezan Cardoso, egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá (UEM), venceu o 30º concurso de ideias do portal Projetar.org. O desafio era idealizar um projeto do câmpus da Bauhaus – a lendária escola alemã que revolucionou o ensino e a produção em arquitetura e design – ao lado do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. O tema se alinhava com a celebração dos 100 anos da fundação da Bauhaus.

No total, foram entregues 61 projetos, que foram avaliados por critérios como originalidade, conceito e solução estética, integração com o tema proposto e proposição de soluções construtivas.

O resultado do concurso foi publicado nesta segunda-feira (6). Como primeiro colocado na competição, Gustavo Bondezan irá receber um prêmio de R$ 2,3 mil, além do certificado e a publicação do projeto no portal.

Ele lembrou que este foi o primeiro concurso do portal Projetar.org de âmbito internacional. O ex-aluno da UEM explica que antes de desenhar seu projeto procurou estudar a história do aterro do Flamengo e ainda conhecer o projeto do MAM. “Meu objetivo era que o projeto dialogasse com estes espaços”, explica. Sobre a escolha dos materiais, Gustavo destaca que a ideia era criar uma relação harmoniosa com a paisagem local e ao mesmo tempo refletir a brasilidade e a modernidade da escola.

Jurados

Todas essas preocupações estiveram presentes nas considerações dos jurados. Igor Campos, do Estúdio MRGB, disse que Gustavo “demonstrou grande habilidade na análise do sítio e respondeu, com propriedade, ao desafio de implantar o campus da Bauhaus em um sítio de expressiva relevância no cenário urbano do Rio de Janeiro. O programa de necessidades está distribuído em três níveis, fruto do tratamento topográfico assertivo e da relação de hierarquia estabelecida entre as atividades e funções da escola”

O jurado também salientou a permeabilidade visual e a fluidez espacial do projeto e destacou que os pórticos em aço conferiram o caráter contemporâneo ao edifício, construindo, ao mesmo tempo, a relação histórica entre o passado e o presente;

Renata Bolliger, da Índio da Costa Arquitetos, comentou que os espaços bem desenhados trouxeram a escala humana para o parque modernista. Falou da valorização da paisagem, explorando a relação com a água e abrindo a vista para o horizonte, assim como da boa solução da base topográfica e dos volumes suspensos e elementos vazados que trouxeram leveza ao edifício, homenageando o MAM.

Sobre o Portal

O Projetar é o primeiro portal de concursos de ideias para estudantes do Brasil. O propósito é contribuir com o processo de crescimento profissional dos acadêmicos e jovens profissionais por meio da competição, oportunizando o exercício criativo, o desenvolvimento de habilidades e a conquista de visibilidade no início de suas carreiras. Em sete anos de existência, lançou mais de 30 concursos e recebeu quase 2.500 projetos de participantes de todo o país e também do exterior – todos disponíveis para consulta online no Portal.

Os concursos promovidos regularmente pelo Portal são exercícios acadêmicos hipotéticos abertos para estudantes e recém-formados de arquitetura e design. O processo é totalmente online e os temas são embasados em discussões atuais.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação