Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Apesar de já ter Controladoria, prefeitura estuda criar compliance


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 12/12/2018 às 09h48 Atualizado 19/02/2023 às 08h13
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Prefeitura de Maringá quer criar uma secretaria de compliance em 2019. O objetivo é dar maior transparência às ações do executivo municipal e evitar fraudes por meio de fiscalização interna. Na prática, o município já tem a Controladoria Geral, mas a atual gestão da prefeitura avalia que a pasta serve para os trabalhos internos e não externos.

“Compliance” é um termo inglês que significa conformidade. Empresas privadas desenvolvem um setor com esse nome para avaliar contratos e ações, principalmente junto ao poder público.

A Prefeitura de Maringá já tem algumas ações que podem ser utilizadas para acompanhamento de trabalhos, como o portal da transparência, mas o prefeito Ulisses Maia diz que a compliance será para deixar as informações ainda mais claras e evitar possíveis fraudes. Três secretários trabalham para desenvolver a ideia, explica Maia. “Isso é um conceito novo. Na administração privada, já é regra em todas as empresas. Na administração pública também temos que fazer. Não só fazer a transparência, mas expor mais essa transparência”, comenta. 

A prefeitura não estimou o número de gastos com a possível pasta e nem o número de servidores que devem atuar nela. Não há especificação de gastos para a área no projeto de lei orçamentária para 2019. Já a Controladoria Geral do Município terá orçamento de 700 mil reais para o ano que vem.

Questionado pela reportagem da rádio CBN Maringá sobre uma data específica para o projeto ser feito, o prefeito diz esperar que em 2019 a compliance funcione.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação