Maringá

Sob Controle

Aeromodelismo é levado a sério e reúne pilotos em Maringá

Publicado por Letícia Tristão, 14:58 - 14 de setembro de 2018

Bloco de Galeria

Looping, Roll, Curva Invertida, Hammerhead... Esses são nomes de manobras de aeromobilistas. Em Maringá, os adeptos desse hobby se reúnem aos fins de semana para praticar o esporte. Desde 2000, os ‘pilotos de controle remoto’ são oficialmente uma associação, mas anos antes já se reuniam para pilotar réplicas de aeronaves. A Associação Maringaense de Aeromodelismo e Automodelismoo (Amaer) hoje tem 65 membros e uma sede no Jardim Ouro Cola.


De acordo com o presidente da associação, Marcio Rodrigues da Silva, as manobras se dividem em básicas e avançadas. “O hammerhead, por exemplo, é praticado por pilotos mais experientes. Também tem imitações da Segunda Guerra Mundial e acrobacias, que são manobras muito próximas ao solo”, explica.


Veja o vídeo de uma manobra chamada Tork roll:

Os aeromodelos podem ter até três metros de asa e normalmente têm 25% do tamanho do modelo "real". As pequenas aeronaves chegam até mil e quinhentos metros de altura e podem voar de 70 km/h até 100 km/h, mas os jatos podem atingir até 300 km/h.


Os motores podem ser a combustão ou elétricos, que funcionam a bateria.


Marcio explica que qualquer pessoa pode pilotar, mas precisa fazer entre 12 e 15 horas de aula e orientação para ser habilitado. “A pessoa se associa à Amaer e aqui mesmo temos os professores”. No começo, o controle do piloto fica ligado a um controlador.


Ainda segundo ele, não se pode pilotar um aeromodelo em qualquer lugar. A pista de aeromodelismo da Amaer tem 190 metros de comprimento. O local também dispõe de estrutura para o automodelismo, com pista com palanques e bancadas.

Os pilotos participam de competições entre os membros da própria associação e de encontros regionais e nacionais. Segundo Marcio, um aeromodelo simples pode ser adquirido por até mil reais, mas podem chegar a 60 mil.


Em outubro, a Amaer vai sediar o Encontro Paranaense de Aeromodelismo. Serão três dias de evento aberto a comunidade para visitas. A pista será liberada para pilotos convidados.


Fotos e vídeos: Facebook Amaer

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo