Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Animais silvestres de Maringá recebem mais de 500 kg de frutas


Por Redação GMC Publicado 23/10/2018 às 19h43 Atualizado 18/02/2023 às 17h14
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Maringá tem mais de 1.500 animais silvestres que vivem em reservas da cidade e que recebem, por dia, cerca de 500 kg de frutas doadas pelo Ceasa e por uma distribuidora da região. O objetivo é oferecer alimentação correta aos animais silvestres espalhados no interior dos parques e unidades de conservação.

Entre as espécies que vivem no Parque do Ingá, Bosque II, Horto Floresta e reserva do Borba Gato estão: macacos-pregos, quatis, gambás e cutias. “Fico realizado com o trabalho que faço. Gosto da natureza, dos animais, e cada dia é uma experiência diferente”, relata o tratador de animais da Secretaria do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), Leandro Inácio Thomas.

Para Thomas, a ação tem surtido muito efeito. “Antes o trabalho era feito em dois dias na semana e com menos quantidade de frutas, sendo perceptível a necessidade da alimentação reforçada dos animais”, afirma. Segundo ele, além das frutas, a dieta alimentar dos animais é encontrada na própria natureza, consistindo em frutos, sementes, goma de árvores e insetos.

Vinícius Nabas é dono do grupo “Só Mamão”, uma das empresas de frutas do Ceasa, que contribui com as doações. “É gratificante para nós saber que colaboramos com a alimentação dos animais. Por outro lado, nos ajuda com a ‘limpeza’, evitando o desperdício”, disse.

Cuidado

O contato próximo ao animal é um dos temas de orientação da Sema. A aproximação pode causar problemas de saúde, visto que pode transmitir doenças aos seres humanos, dentre elas a raiva, também oferecendo riscos como mordidas e arranhões.

O gerente a Áreas de Preservação Ambiental da Sema, Adeilson Renato da Silva, orienta a comunidade que, ao visitar uma área com animais silvestres, não os alimente e mantenha distância segura para observá-los. “Caso a população encontre alguma irregularidade com animais, deve procurar a Sema para direcionamento e procedimentos a serem realizados”, disse.

Fotos: Marcio Naka/PMM

Texto: PMM

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação