Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

7 ‘monumentos’ que ficam em frente a estabelecimentos de Maringá


Por Luiz Santos Publicado 22/02/2020 às 13h48 Atualizado 24/02/2023 às 00h13
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Esculturas, réplicas e estátuas. Alguns estabelecimentos comerciais de Maringá tem símbolos bem característicos. Os monumentos que ficam em frente a esses locais fazem sucesso e atraem o olhar de quem passa. Veja a lista com alguns desses verdadeiros pontos de referência:

Oscar e RoboCop

A estatueta do Oscar e o RoboCop estão em frente à Fantasy Vídeo, na Avenida Brasil, desde o começo da década de 90.

O proprietário do estabelecimento, Marcelo Manilia, explica que as estátuas foram feitas por um artista plástico. “Ele estava chegando na cidade na época e fizemos uma parceria par a divulgação de seu trabalho”, relata.

A ideia inicial foi a construção do RoboCop. “Foi por causa do filme, que estava no auge. O Oscar veio depois, já que havia o canto da esquina”, ressalta Manilia.

O local virou ponto turístico para quem passa por ali. “Tem bastante gente de fora da cidade que para e tira foto, principalmente por causa da proximidade com a Santa Casa”, comenta o proprietário.

Torre Eiffel

Do outro lado da Avenida Brasil, praticamente em frente ao estabelecimento que tem como símbolos o Oscar e o RoboCop, há uma réplica do monumento mais famoso do mundo.

A Torre Eiffel maringaense fica em um posto de combustíveis. Segundo a administração do local, os antigos donos do estabelecimento gostavam de viajar e por isso resolveram construir uma réplica da torre parisiense.

À noite, o monumento também fica iluminado, assim como a versão original, da Cidade Luz.

Escultura de peixe

É difícil passar pela Avenida Colombo sem reparar no peixe gigante localizado em frente à uma peixaria.

Segundo Jean Sant’ana, admininstrador da Piraju, o monumento está no local há pelo menos 20 anos. “A empresa que fez os orelhões de animais do Parque do Ingá nos ofereceu o serviço e aceitamos”, explica.

Atualmente, não há mais um telefone instalado no local e o peixe já passou por algumas reformas. “Tivemos que pintar algumas vezes e também reformar, por causa do vandalismo. Como a estrutura é feita com fibra de vidro é fácil de danificar”, relata Sant’ana.

Formiga e Pantera cor-de-rosa

O comércio de Romildo “Formigão” também tem duas esculturas que atraem o olhar de quem passa pela Praça Vila Rica.

A Pantera cor-de-rosa e a formiga são feitas de escapamentos e estão na frente do estabelecimentos há mais de 20 anos. “Na época, minha falecida esposa e um funcionário confeccionaram as duas estátuas. Foi uma idela dela”, comenta Formigão.

O proprietário relata que foram utilizadas peças como as do primeiro Vectra, modelo 1996.

Além de atração para crianças, que tiram foto com as estátuas, Formigão diz que o local é um ponto de referência na região.

“Virou referência para quem passa por aqui. O pessoal sempre lembra e tem quem pergunte endereços dizendo ‘fica para cima ou para baixo do estabelecimento da formiga?'”, brinca.

Escultura de dinossauro

Um Tiranossauro Rex de três metros de altura. Essa é a primeira coisa que se vê quando se passa em frente ao açougue Carnívoros, da Avenida Joaquim Duarte Moleirinho.

A escultura de dinossauro foi instalada no fim do ano passado e foi produzida por um artista de Umuarama. A peça pesa quase 270 quilos.

Em entrevista ao GMC Online, o gerente do estabelecimento, Thiago Hadas, disse que a intenção era chamar a atenção de crianças e adultos. “A ideia de colocar o dinossauro foi gerar um espaço ‘instagramável’, atraindo o público e consequentemente nos divulgando em redes sociais”, explicou.

Letreiro de Hollywood

O símbolo da capital do cinema também tem uma réplica maringaense. O famoso letreiro de Hollywood foi reproduzido por um posto de combustíveis da cidade, localizado na Avenida Tuiuti.

O monumento também fica iluminado à noite. 

Escultura de boi

Uma escultura em formato de boi chama a atenção de quem passa pela Avenida Kakogawa. O monumento está em frente à Cavalaro Store desde a inauguração, no ano passado.

Segundo a administração do estabelecimento, a escultura foi um presente de uma marca de botas e contribui para a inspiração texana da decoração. “Veio direto de Goiás”, destaca Rosangela Cavalaro. 

Com colaboração de Monique Manganaro

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação