Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

5ª colocação: UEM é destaque em ranking de revista inglesa


Por Redação GMC Publicado 30/11/2018 às 11h36 Atualizado 19/02/2023 às 04h31
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi destaque em um ranking da revista inglesa Times Higher Education – World University Ranking (THE-WUR). O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (29) e classificou a instituição como uma das melhores entre as brasileiras. 

No 2019 THE Engineering & Technology Subject Ranking, foram citadas 28 universidades brasileiras. Entre as estaduais públicas, a UEM ocupa a quinta colocação, atrás da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

O World University Rankings by subject apresenta classificação por área do conhecimento. Dentre as 11 áreas, a instituição maringaense está classificada em cinco: Clinical, Pre-clinical & Health; Life Sciences; Physical Sciences; Psychology; e Engineering & Technology. Os resultados foram divulgados ao longo do ano.

A universidade ficou entre as 800 melhores dentre as que foram analisadas. Os dados referentes a Engineering & Technology reúnem informações de todos os cursos de graduação e pós-graduação da UEM na área de engenharia e tecnologia.

“A divulgação dos rankings nos faz analisar os dados institucionais e verificar os nossos pontos fortes, bem como pontos que precisam de planejamento e proposições de ações de melhoria. Eu ressalto, como ponto forte, a transferência de conhecimento, medida por meio de convênios com instituições estaduais, federais e privadas e, como pontos que precisamos melhorar, a qualidade e divulgação da pesquisa realizada na instituição por meio do indicador de citações”, ressalta Márcia Samed, coordenadora de Planos e Informações da UEM, setor ligado à Assessoria de Planejamento.

As áreas são formadas por indicadores de desempenho agrupados em cinco itens: ensino (o ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, captação de recursos em agências de fomento e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa) e convênios com outras instituições (transferência de conhecimento).

Em setembro deste ano, a revista publicou o World University Ranking 2019, projeto que abrange todas as áreas juntas, momento em que a UEM foi a sétima melhor universidade estadual pública do Brasil.

Por assessoria de comunicação – Universidade Estadual de Maringá

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação