Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

5 qualidades que grandes empresas de Maringá buscam nos funcionários


Por Nailena Faian Publicado 01/05/2019 às 15h02 Atualizado 21/02/2023 às 08h51
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Na hora de contratar um funcionário, uma empresa busca algumas características gerais nos candidatos e outras mais específicas relacionadas ao cargo que vão desenvolver. Mas é fato: algumas qualidades são essenciais e requeridas por todas as organizações.

Para saber quais são elas, o portal GMC Online conversou com especialistas em gestão de recursos humanos de cinco grandes empresas/cooperativas de ramos distintos instaladas em Maringá: Coca-Cola Femsa, Cocamar, Sicoob, DB1 Global Software e Unicesumar.

– Espírito de equipe

Uma das qualidades elencadas pelos profissionais foi o espírito de equipe. As empresas ainda encontram pessoas que demonstram ter dificuldade de se relacionar com outras no ambiente corporativo, no momento de realizar um trabalho conjunto.

“Seja no nível operacional, estratégico ou qualquer outro, nós buscamos pessoas que saibam trabalhar num time. O trabalho em conjunto é extremamente importante”, avalia Pedro Pinheiro, diretor de Gestão de Pessoas do Sicoob.

Quem também pensa assim é a DB1 Global Software. “Para desenvolver um software a equipe precisa estar engajada, conectada. Não é um trabalho solitário, o funcionário precisa ter espírito de equipe”, afirma Tamara Mulari Coneglian, responsável pela área de recrutamento e seleção.

– Alinhamento com valores da empresa

Ter funcionários alinhados com os valores da empresa também é uma qualidade muito buscada pelas organizações. Em cooperativas, essa questão parece ser ainda mais forte pelo fato de existir o sentimento de valorização do cooperado.

“Existe o jeitão Cocamar de ser, que é um colaborador que tem forte essa questão da cooperação, de valorizar o trabalho e treinamentos e ter o foco muito grande no cooperado”, explica o gerente executivo de gestão de pessoas, Fernando Castro Vieira Filho.

O diretor de recursos humanos da Unicesumar, Adriano Araújo, deixa claro que o comportamento do candidato é muito importante e avaliado, já que competências técnicas podem ser adquiridas posteriormente.

“O que buscamos são pessoas que tenham competências técnicas e comportamentais que estejam aderentes ao modelo de negócio da Unicesumar. Todavia, o fator comportamental é o primordial, já que o técnico, ainda que muitas vezes mandatário em algumas situações, pode ser melhorado com capacitação, enquanto o comportamental é muito difícil conseguir a mudança”, acredita.

A Coca-Cola Femsa também busca pessoas que possuam seu DNA, como eles mesmo denominam quem tem o alinhamento com os valores da empresa. “De acordo com a nossa evolução cultural, focado no consumidor e no cliente, nós definimos o DNA: uma série de crenças fundamentais e comportamentos que norteiam nossas ações diárias”, diz a coordenadora de RH da unidade de Maringá, Katia Defenti Bernardino.

 – Busca de resultados

“O colaborador tem que entender que o papel dele é a busca de resultado. Mas não só isso, é preciso trazer resultado com conscientização de otimização de custos. É preciso ter esse equilíbrio. Ele tem que reconhecer que o importante é o quanto ele gera para a empresa e que os diferentes níveis de contribuição vão ser contemplados diferentemente. E aí não envolve só dinheiro, mas também promoções, tudo vai depender dele ser protagonista da sua carreira”, afirma Pinheiro, do Sicoob.

Essa característica também é muito forte no discurso da Coca-Cola Femsa, onde o funcionário precisa ter “sentimento de dono, pensar e agir como proprietário com foco nos resultados”.

“Queremos equipes capazes e íntegras, onde o comportamento vivenciado esteja de acordo com o que promovemos, gerando em conjunto bons resultados e atingimento de metas”, afirma a responsável pelo RH da unidade da Coca-Cola Femsa em Maringá.

– Proatividade
Essa é uma das características no meio corporativo bastante almejada por quem contrata. Pessoas proativas são aquelas que fazem as coisas acontecerem, que têm iniciativa, energia para propor ou realizar algo. 

Na DB1, por exemplo, essa característica ganha outro nome: ‘Locus de controle’, que é uma pessoa que puxa a responsabilidade para si, que é ativa e assume o controle. “Busca por conta própria as mudanças da tecnologia, área que muda muito e o funcionário precisa estar atento e mostrar interesse”, explica Tamara.

– Aberto a mudanças

O funcionário, segundo as empresas entrevistadas, precisa estar aberto a mudanças na carreira, estar disposto a aprender e estudar novas atividades que vão contribuir para o crescimento da organização e de si próprio.

“Tem que ter aquele brilho nos olhos, o interesse em estar aberto para mudanças. Não adianta trazer uma pessoa para manter o status quo, ou seja, para continuar aquilo que já existe. Mas também não adianta ser visionário e não ter censo de realidade. A pessoa precisa ter uma consciência clara, estar plugada em tudo que está acontecendo”, alerta o diretor de Gestão de Pessoas do Sicoob.

Na Coca-Cola Femsa, uma das prioridades também são funcionários abertos a mudanças. “Priorizamos candidatos mais generalistas e que apreciem viver em constante aprendizagem”, diz a coordenadora de RH.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação