Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

3 alunos de creche de Maringá são diagnosticados com meningite viral


Por Monique Manganaro, com Assessoria de Imprensa Publicado 05/06/2019 às 10h49 Atualizado 22/02/2023 às 17h51
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Três alunos de uma creche de Maringá foram diagnosticados com meningite viral, segundo informações divulgadas pela Prefeitura Municipal. De acordo com as secretarias de Educação e Saúde, as crianças estudam no Centro Municipal de Educação Infantil José de Anchieta, na Zona 4. Um quarto aluno está com suspeita da doença. 

“Como medida preventiva, as aulas serão suspensas por 72 horas a partir desta quarta, 5, nas duas salas frequentadas pelos alunos para realização de assepsia. Esse procedimento inclui limpeza com bactericida dissolvida em água e higienização com álcool a 70 graus”, explicou, em nota, a prefeitura. 

Duas das três crianças seguem internadas, em observação. Os alunos têm 2 anos, conforme o comunicado. 

“O quadro clínico da meningite viral é semelhante ao das demais meningites agudas. Entretanto, o exame físico chama a atenção o bom estado geral associado à presença de sinais de irritação meníngea. Em geral, o restabelecimento do paciente é completo”, disse a prefeitura. 

De acordo com a nota, os sintomas, geralmente, melhoram efetivamente em menos de uma semana. Quando a doença é decorrente do enterovírus, os principais sintomas que antecedem ou acompanham a meningite são: manifestações gastrointestinais (vômitos, anorexia e diarreia) e respiratórias (tosse, faringite).

“Quanto às ações de educação em saúde, professores e pais devem ser orientados sobre os sinais e sintomas da doença e, também, sobre hábitos, condições de higiene e disponibilidade de outras medidas de controle e prevenção.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação