Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

2019 é o ano mais quente registrado em Maringá


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 18/09/2019 às 21h18 Atualizado 24/02/2023 às 07h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Sabe essa sensação de que 2019 tá mais quente e mais seco? Pois é, está correta . Os dados da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá que o digam. Monitorando o nosso clima desde 1976, a Estação indica o seguinte até o momento: 2019 está sendo o ano mais quente da história: a média de temperatura é de 24,6ºC, valor também registrado em 2002.

Os dias mais quentes deste ano, registrados pela estação, foram 30 de janeiro e 17 de setembro, essa terça-feira: 37,1ºC. O dia mais frio também foi em setembro, no dia 6: 2,8ºC.

2019 também é o segundo ano mais seco da história, atrás apenas de 1978. É uma situação extrema. De janeiro até setembro o volume de chuvas está abaixo da média em todos os meses, com exceção de março. O mês com o maior volume de chuva foi janeiro, 201,4 milímetros – ainda assim, abaixo do esperado, que é de 215 milímetros.

O professor Leandro Zandonadi, coordenador da Estação Climatológica da UEM, explica o que tem acontecido. O Oceano Atlântico, que fica à direita do Brasil, em direção à Africa, tem estado com as águas mais frias. Essa condição cria bloqueio atmosférico, formado por ar quente e seco – o que impede a chuva, explicou ele em entrevista à CBN Maringá.

A última chuva registrada em Maringá ocorreu no dia 31 de agosto, após quase 50 dias de estiagem. A falta de precipitação significa também a redução de nuvens. Aí a consequência é direta: os raios solares atingem a terra com ainda mais impacto. Não  é comum a umidade relativa do ar ficar abaixo dos 30% em Maringá, explica Zandonadi.

O inverno termina no dia 23 de setembro. Até lá não deve chover. As máximas devem ficar acima dos 30ºC.

 

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e entre no nosso grupo. Lembrando que este grupo é restrito a mensagens de administradores.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação