Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Yoga pode ser implantado na Colônia Penal Industrial de Maringá


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 13/11/2018 às 11h23 Atualizado 18/02/2023 às 22h43
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Um projeto quer implementar a prática de yoga para detentos da Colônia Penal Industrial de Maringá (Cpim). Por meio do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e da direção da Cpim, um projeto piloto foi executado neste ano. Mais de 100 presos aceitaram o desafio e, depois de passarem por cinco aulas, alguns mudaram o comportamento e se mostraram mais calmos.

A professora de yoga Francyene Rossett, que teve a ideia e se colocou como voluntária da iniciativa, inspirada em presídios de outros estados do país, disse que o resultado foi surpreendente.

Na Cpim, a pedagoga da unidade, Ivanir Jolio, fez os convites aos detentos e claro, quase ninguém sabia o que era yoga, como conta um dos alunos do projeto.

Mas se yoga é meditação, porque as dores? Outro detento explica.

Ouça a reportagem completa

E após as cinco aulas de yoga, os benefícios foram visíveis. Quem fez diz que levará os conhecimentos à diante.
Para o diretor da Colônia Penal Industrial de Maringá, Rafael Kawanishi, a iniciativa ajuda no processo de ressocialização dos presos. O objetivo agora é que o projeto seja implantado na Cpim de forma permanente.

O presidente do Conseg, Coronel Antônio Tadeu Rodrigues, também acredita que as aulas de yoga auxiliam no processo de reinserção dos presos na sociedade.

As aulas do projeto piloto foram documentadas e serão apresentadas ao governo do estado, por meio do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação