Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

11% dos matriculados na graduação deixam a UEM


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 11/08/2018 às 13h55 Atualizado 17/02/2023 às 22h38
 Tempo de leitura estimado: 00:00

No fim de julho, o Conselho Universitário aprovou um documento considerado histórico na Universidade Estadual de Maringá (UEM): a Política de Apoio e Permanência do Estudante (PAE), que ainda tem de ser regulamentada pela reitoria. A iniciativa busca criar ações como auxílio-transporte e moradia para parte dos alunos que mais precisam.

A ação foi comemorada pelo diretório central dos estudantes na ocasião. É que há indicativos de desistência na UEM. Segundo levantamento solicitado pela reportagem da CBN Maringá, entre 2015 e 2017, 11% dos 54 mil alunos matriculados ao todo nestes anos em cursos presenciais e a distância deixaram a instituição.

Isso equivale a 6 mil graduandos no total. Para chegar a esse dado, a reportagem levou em consideração os alunos que cancelaram as matrículas no período e aqueles em que a UEM cancelou por causa da não renovação de matrícula.

A reportagem somou o número de alunos em cada um desses anos para chegar ao total de matriculados. Isso significa que no período a universidade teve ao todo 54 mil matrículas – não necessariamente 54 mil alunos diferentes.

Pelo levantamento feito pela CBN, são vários os fatores que resultam na evasão. Entre eles estão a não identificação com o curso, trabalho e estudo ao mesmo tempo e a mudança de cidade.

A universidade explica que o dado é bruto e que realiza estudo para entender todas as variáveis.

Clique aqui para ouvir a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação