Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Queridinho das feiras, pastel ‘enrolado’ foi criado em Maringá


Por Luiz Santos Publicado 19/06/2019 às 14h40 Atualizado 23/02/2023 às 00h46
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Quem já visitou alguma feira em Maringá conhece o famoso pastel “enrolado”. O que nem todo mundo sabe, é que o salgado foi criado na cidade. E a inspiração da invenção vem de um outro alimento: a linguiça.

Luisa e Roberto Toshinobu Koyama foram os responsáveis pela criação do pastel “enrolado”, na década de 70. É o que conta a filha deles e sócia-proprietária do Pastel do Roberto’s, Cristiane Koyama.

“Eles queriam criar pastéis com sabores diferentes e se inspiraram no sabor e formato característicos da linguiça”, explica Cristiane. 

Ela comenta que após pesquisarem e testarem receitas, Luisa e Roberto decidiram utilizar carne bovina para rechear o pastel em formato “compridinho”.

De acordo com Cristiane, a carne, então, é temperada com alho e colocada ainda crua no salgado. A carne é frita junto com o pastel. “Por isso fica o pastel fica com um caldinho”, ressalta a sócia-proprietária.

Sobre o nome de batismo do salgado, Cristiane explica que “é por causa do ato de enrolar o pastel”. Segundo ela, era deste jeito que “montavam” o salgado para ficar com o formato diferente dos outros.

A sócia-proprietária garante que o “enrolado” é um dos sabores que mais tem saída na pastelaria, além do também maringaense “mini ovo” (leia aqui) e o de frango com catupiry.

E o sucesso do enrolado é tão grande, que tem gente que já veio de (bem) longe só para buscá-lo.

“Uma vez, uma grávida do Mato Grosso, que já havia comido o salgado em Maringá, mandou um e-mail encomendando 30 ‘enrolados’ e veio até aqui buscá-los”, relata.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação