Fechar

Gastronomia

Guia completo

'Molho da vez', barbecue invade diferentes pratos e receitas

Publicado por Luiz Santos, 10:17 - 06 de Março de 2019

Bloco de Imagem

Foto: Ilustrativa/Pixabay

O barbecue é um molho norte-americano tradicional, utilizado para pincelar e acompanhar carnes. O significado da palavra "barbecue" tem a ver com brasa e fumaça, sendo uma tradução possível o termo "churrasco".


A chefe de cozinha Andrea Shima relata que o molho geralmente é servido com as carnes suínas, mas, ela ressalta que cortes bovinos - como o brisket e o short rib - também vão bem com o barbecue.


Ela ainda conta que o termo barbecue está relacionado com barbacoa, técnica de cozinhar dos nativos da América Central, na qual as carnes eram preparadas no fogo em buracos no chão. Andrea relaciona estas práticas com as carnes defumadas – como a costela a fogo de chão - e a cultura do sul do Brasil e dos países vizinhos.


A chefe explica que o molho é utilizado para “ressaltar o sabor defumado da carne, então, precisa ser composto por ingredientes doces e ácidos”.


Andrea explica que as receitas do barbecue mudam de acordo com a localidade, mas diz que o gosto doce pode ser realizado por exemplo com mel ou açúcar mascavo e o cítrico com suco de limão ou vinagre de maçã. A chefe considera interessante "puxar” os sabores defumados para o molho, deixando a cebola, o tomate e as pimentas que serão utilizadas no preparo na churrasqueira.



"Não há fronteiras para a utilização do molho", pontua ela.



Algumas possibilidades citadas pela chefe são acompanhando pizza, legumes grelhados e até frutos do mar. Ela também diz que já viu o barbecue também em pó e servido com pipoca.


Sobre uma popularização do molho, a chefe acredita que o barbecue esteja mais presente por causa das comidas de rua e churrascadas. Ela ainda percebe um “resgate” urbano e da própria gastronomia em relação a essa cultura da cozinha com fumaça e na grelha.

Bloco de Imagem

Foto: Ilustrativa/Unsplash


Molho barbecue caseiro


Ingredientes


- 2 colheres (sopa) azeite de oliva
- 1 cebola ralada
- 2 colheres (sopa) açúcar mascavo
- 2 colheres (sopa) mostarda
- Páprica defumada
- 1 colher (sopa) vinagre de maçã
- 1 xicara (chá) molho de tomate caseiro
- Sal
- Molho de pimenta a gosto


Modo de preparo


Em uma panela, refogue a cebola no azeite e adicione os demais ingredientes. Deixe ferver até a textura e coloração estarem bem homogêneas.


Hambúguer temperado com barbecue


Ingredientes


- 500g de carne moída
- 1 cebola ralada
- 2 colheres (sopa) de molho barbecue
- Sal
- Pimenta-do-reino


Modo de preparo


Combine todos os ingredientes em uma tigela. Modele os hambúrgueres com ajuda de papel filme. Frite em óleo ou azeite dourando dos dois lados.


Costelinha no barbecue


Ingredientes


- 2 kg de costelinha suína
- Suco de limão
- Sal
- Pimenta
- Azeite
- Alecrim
- Molho barbecue


Modo de preparo


A costelinha deve temperada um dia antes e permanecer em um saco plástico com o sal, a pimenta, o suco de limão, o azeite e o alecrim. A carne é disposta em uma assadeira e vai para o forno por mais ou menos 40 minutos. Então, a costelinha é pincelada com o molho barbecue e volta para o forno até ficar douradinha.


Asinha de frango com molho barbecue


Ingredientes


- 500 g de asinhas de frango
- Sal
- Pimenta-do-reino
- Molho barbecue


Modo de preparo


As asinhas devem ser temperadas com sal e pimenta. A carne é pincelada com o barbecue e levada para assar por 10 minutos. Depois, é preciso passar mais molho e levar par ao forno novamente. O processo deve ocorrer por mais 3 vezes ou até dourar.


Cheeseburguer com bacon e molho barbecue


Ingredientes


- Hambúrguer
- Molho barbecue
- Pão tipo australiano para hambúrguer
- Fatias de bacon fritas
- Queijo cheddar em fatias


Modo de preparo


Frite o hambúrguer e as fatias de bacon. Monte o sanduíche com duas fatias de queijo, a carne, o molho barbecue e o bacon.


Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo