Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Legião, Raul Seixas e outros shows históricos realizados no Chico Neto


Por Luiz Santos, com projeto Maringá Histórica Publicado 07/02/2020 às 13h15 Atualizado 24/02/2023 às 02h22
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Além de sediar eventos esportivos, o ginásio maringaense Chico Neto também já serviu como palco para diversas apresentações musicais.

Segundo o historiador João Laércio, o local era utilizado para a realização de shows porque até a década de 90 eram poucos os outros espaços que comportavam públicos grandes.

“O auge dos shows no Chico Neto foi na década de 80, com o ‘boom’ do rock como música popular. Esse movimento se estendeu principalmente até os anos 90”, explica o historiador.

Conforme Laércio, após a construção de algumas casas de shows, o ginásio deixou de ser usado para apresentações musicais. “O Chico Neto voltou a ter como prioridade os eventos espotivos”, completa.

Veja a lista com alguns shows já realizados no ginásio:

Raul Seixas

O cantor se apresentou no ginásio por pelo menos duas oportunidades. De acordo com o Maringá Histórica, o Chico Neto serviu como palco para shows de Seixas em 1976 e 1989.

Três meses após a última apresentação na cidade, o músico foi encontrado morto em sua casa, em São Paulo.

Barão Vermelho com Cazuza

A banda Barão Vermelho realizou um show no ginásio em 1985. Na época, Cazuza estava atuando como vocalista da banda.

Em trecho do livro “Cazuza: Só as mães são felizes”, Frejat relata que o clima entre os integrantes do Barão não estava harmonioso na apresentação. “Foram dois shows horrorosos, em Londrina e Maringá. O clima ficou tenso, insuportável”, disse.

Ouça um áudio do show, disponibilizado no Maringá Histórica:

Legião Urbana

Em 1990, banda Legião Urbana se apresentou no Chico Neto. Segundo o Maringá Histórica, o ginásio Chico Neto ficou lotado para presenciar o show.

O empresário Max Silvestrelli conseguiu um registro com o grupo, no saguão do Hotel Deville Maringá.

Em entrevista ao Maringá Histórica, ele relatou: “fiquei a manhã inteira no Deville esperando os caras. Já era quase meio dia quando eles apareceram.”

A turnê “As Quatro Estações” também passou por Curitiba e Londrina.

Lulu Santos

O ginásio foi palco para uma apresentação do cantor Lulu Santos na cidade, em 1988. A turnê do músico se chamava “Tour 88”.

Ray Coniff

O músico norte-americano esteve em Maringá em duas oportunidades. Conniff se apresentou na cidade em 1986 e 1996, conforme o Maringá Histórica.

No show de 1996, o público que compareceu ao ginásio Chico Neto foi estimado em 5 mil pessoas.

Daniela Mercury

A cantora realizou uma apresentação no ginásio em 1994. Segundo o Maringá Histórica, o público foi estimado em mais de 6 mil pessoas.

Chitãozinho e Chororó

A dupla sertaneja se apresentou no Chico Neto em 1986. O formato do show realizado no ginásio seguiu em turnê até 1992.

RPM

A apresentação da banda no ginásio maringaense foi realizada em 2002. A turnê “MTV RPM 2002” teve em seu repertório sucessos da RPM, como “Vida Real”.

Information Society

A banda norte-americana realizou um show no ginásio no início da década de 90. Os músicos de apresentaram utilizando patins.

O historiador João Laércio relata que a passagem dos músicos por Maringá teve momentos inusitados. 

“Na época ‘Edward Mãos de Tesoura’ estava sendo exibido no Cine Maringá. Como eles gostavam do filme foram assistir à uma sessão”, afirma Laércio.

Também pisaram no Chico Neto

Conforme o historiador, vários outros artistas se apresentaram no Chico Neto da década de 70 aos anos 90.

Algumas bandas de rock citadas por Laércio são Ultraje a Rigor, Jota Quest, Titãs, Capital Inicial, Skank, Engenheiros do Hawaii, Mamonas Assassinas e Ira!.

Outros músicos que passaram pelo ginásio foram Guilherme Arantes, Caetano Veloso, Marina Lima, Zé Ramalho, Milton Nascimento e Lobão.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação