Fechar

Entretenimento

'berço'

De nascimento ou coração: Esses 13 famosos são de Maringá; você sabia?

Publicado por Luiz Santos, com projeto Maringá Histórica, 10:20 - 20 de Setembro de 2019

O Maringá Histórica reuniu informações sobre vários famosos que são maringaenses de nascimento ou coração. Sônia Braga, Murilo Macedo e Haroldo Peres são personalidades de importância social, que viveram na cidade. Nesta lista, também podem ser incluídos nomes como Sergio Moro, Celso Portiolli e Fernanda Machado, entre vários outros. Confira!


Sônia Braga

Bloco de Imagem

A atriz na época em que atuou em "Gabriela". Foto: Divulgação

Sônia nasceu em Maringá em 8 de junho de 1950. A atriz, cantora, apresentadora e produtora tem reconhecimento internacional e foi naturalizada cidadã estadunidense. Ela já foi indicada para diversos prêmios e é tia de Alice Braga, também atriz.


Em 1968, Sônia participou do filme “O Bandido da Luz Vermelha”. No início da década de 60, atuou como coadjuvante em novelas como “Selva de Pedra” e “Fogo Sobre Terra”. Sua carreira ganhou projeção em 1975, quando atuou como protagonista na novela “Gabriela”, uma adaptação da obra de Jorge Amado.


Com o sucesso, Sônia foi convidada ser protagonista em outra adaptação do autor, no filme “Dona Flor e seus Dois Maridos”. Suas personagens em “Tieta do Agreste” e “Saramandaia” a colocaram no posto de “sex symbol”.


A projeção internacional ocorreu por causa de seu papel em “O Beijo da Mulher Aranha”, de 1985. Ela foi a primeira brasileira a apresentar uma categoria no Oscar, ao lado de Michael Douglas, em 1987. Desde a década de 90, Sônia vive em Nova York, onde atua em peças e no cinema.

Murilo Macedo

Bloco de Imagem

Murilo Macedo ao lado de Silvio Santos. Foto: Reprodução/Maringá Histórica

Macedo nasceu em Sete Lagoas, em 25 de julho de 1923. Ele se formou em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais e foi convidado para gerenciar a sede do Banco Nacional de Minas Gerais, em Maringá.


Na cidade, foi o o segundo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá. Em 1975, foi indicado para a presidência do Banco do Estado de São Paulo e para a Companhia de Seguros de São Paulo.


Em 1977, por indicação do então governador de São Paulo, Paulo Egydio Martins, assumiu o controle da Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda e a presidência da Junta de Coordenação Financeira de São Paulo.


Dois anos depois, foi indicado para substituir o ministro do Trabalho, cargo no qual ficou até 1985. Durante as greves de 1979 e 80, declarou a intervenção do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista e chegou a pedir a prisão do ex-presidente Lula. Macedo morreu em 2003.


Haroldo Leon Peres

Bloco de Imagem

Foto: Divulgação

Peres nasceu no Rio de Janeiro, em 2 de maio de 1922. Começou a vida profissional como bancário e se formou em direito pela Faculdade Nacional. Então, se dedicou a vida de advogado, se mudou para Maringá, onde instalou um escritório.


Ingressou também na carreira política, pela União Democrática Nacional. Foi eleito deputado estadual e nacional. Por causa da sucessão estadual, em 1971, seu nome teve preferência no Palácio do Planalto e foi eleito, de forma indireta, governador do estado do Paraná.


Seu governo esteve mergulhado em crises. Foi acusado de procedimentos ilícitos e em rota de colisão com lideranças influentes da área da política, do judiciário e da comunicação. Renunciou depois de 7 meses, após ter sido denunciado por pedir propina ao empresário Cecílio do Rego Almeida.


Laurentino Gomes

Bloco de Imagem

Foto: Divulgação

O escritor é natural de Maringá e nasceu em 17 de fevereiro de 1956. Gomes é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e autor de livros como “1808”, sobre a fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro; “1822”, sobre a Independência do Brasil e “1889”, sobre a Proclamação da República.


Em visita recente à cidade, Gomes concedeu uma entrevista para a rádio CBN Maringá.


Hugo Bonemer

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução/Instagram

Bonemer nasceu em Maringá, em 25 de junho de 1987. Ele é primo do editor-chefe do Jornal Nacional, William Bonner, e começou a atuar ainda criança, em 1994. O maringaense foi protagonista no musical sobre a trajetória do piloto Ayrton Senna e participou recentemente do "Show dos Famosos", do programa "Domingão do Faustão".


Ademar José Gevaerd

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução/Revista UFO

O ufólogo nasceu em Maringá, no dia 19 de março de 1962. Gevard iniciou suas atividades na Ufologia cedo, com apenas 13 anos. Ele já realizou pesquisas e palestras em mais de 60 países e também é editor da revista UFO.


Em julho, o maringaense relatou uma suposta abdução.


Fernanda Machado

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução/Instagram

A atriz é maringaense e nasceu no dia 10 de outubro de 1980. A estreia de Fernanda na televisão foi em 2004, quando atuou na novela “Começar de Novo”. A cidade também foi escolhida pela atriz para seu casamento com Robert Riskin. A cerimônia foi realizada na capela São Luiz Gonzaga.


Sergio Moro

Bloco de Imagem

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ex-magistrado e ministro da Justiça é maringaense, nascido no dia 1 de agosto de 1972. Moro é bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ele ganhou visibilidade por ser o responsável por julgar, em primeira instância, os crimes identificados pela força-tarefa da Operação Lava Jato.


Celso Portiolli

Bloco de Imagem

O apresentador ainda criança, em Maringá. Foto: Reprodução/Instagram

O filho caçula de 12 irmãos e apresentador do SBT é maringaense. Ele nasceu no dia 1 de junho de 1967. Portiolli começou sua carreira como radialista aos 17 anos e passou por emissoras nos estados do Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo.


Vanderlei Cordeiro de Lima

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução/Facebook

O ex-maratonista brasileiro é bicampeão dos Jogos Pan-americanos e recebeu medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004. Lima é Cidadão Benemérito de Maringá e voltou a residir na cidade em 2000. A primeira vez que veio morar em Maringá foi em 1986.


O GMC Online conversou com Lima, que diz ser apaixonado pelo município, tanto pela qualidade de vida quanto pela presença de sua família. Ele ressalta que “Maringá foi, em 1987, meu primeiro clube federado, pelo qual participei dos campeonatos paranaenses e comecei a aparecer no cenário esportivo nacional”.


Terezinha Guilhermina

Bloco de Imagem

Foto: Divulgação

A atleta paralímpica velocista brasileira é especializada nas corridas de 100, 200 e 400 metros rasos. Terezinha recebeu o título de Cidadã Honorária de Maringá em 2014, pela Câmara Municipal de Maringá. Ela também tem um instituto no município, que visa fomentar o paradesporto na cidade.


Terezinha relatou à reportagem que ficou apaixonada por Maringá ainda em 2012, quando veio participar de uma competição. Ela considera pontos positivos do munícipio a alta arborização, as calçadas largas e as pessoas solícitas. "É a cidade que o meu coração escolheu para morar", comenta.


Alessandro dos Santos

Bloco de Imagem

Foto: Divulgação

O ex-jogador de futebol nasceu em Maringá, no dia 20 de julho de 1977, mas é naturalizado japonês. Santos jogou na seleção japonesa nas Copas do Mundo de 2002 e 2006. Em 2015, retornou para o município e defendeu times da cidade.


Ricardinho

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução/Instagram

Ricardinho, ex-jogador de vôlei, nasceu em São Paulo, mas atualmente mora em Maringá. Ele ganhou medalhas representando o Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e Londres, em 2012. O levantador já se aposentou das quadras, mas ainda é presidente do Maringá Vôlei.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo