Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Slim Rimografia e Badsista participam da CypherLab


Por Redação GMC Publicado 06/05/2019 às 17h35 Atualizado 21/02/2023 às 11h44
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A última mas não menos esperada cypher desta primeira edição do projeto CypherLab está no ar. O rapper paulistano Slim Rimografia se juntou aos MCs selecionados Diogo Octavio Possel (Po$$el), Gabriel Henrique Silva Santos (TR), Gabriel Garcia Ferreira (GARCIA), Paulo Ricardo Aparecido Teixeira de Souza (AKAI) e Arthur Castilho (TUTU) para rimar em cima do beat da Badsista.

 

E por mais uma semana, o fotógrafo e videomaker Jean Furquim veio diretamente de São José dos Campos para dirigir e filmar a cypher, realizada em um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade, a Catedral de Maringá. Além de levar os MCs para gravarem no meio de uma feira realizada no Paço Municipal. O vídeo termina com a crew reunida na pista do antigo aeroporto. A edição e finalização do vídeo também são assinadas por Jean, que integra a GiraMundo Filmes.

“A arte sai do controle quando feita em conjunto. Ela foge da minha concepção musical, porque são várias pessoas somando no mesmo som, então cada um consegue colocar as suas particularidades, sua forma dentro da mesma música. Eu não pensaria todas essas ideias (da cypher), mas a gente está somando bloco por bloco numa parada só, com a colaboração de várias pessoas, de lugares diferentes e gerações diferentes. Isso é muito foda, é muito importante”, reflete Slim, sobre o valor e o resultado da convivência e experiência com os MCs, produtores e todos envolvidos no projeto.

Jean complementa a ideia de Slim dizendo que “hip hop é união e esse projeto é um bom exemplo disso”. E continua: “É um projeto importante, que veio para fortalecer a cena e fomentar a cultura em Maringá. Eu sinto que o Sul tem muito MC bom, que precisa aparecer, e talvez isso seja a oportunidade que falta.”
Mais uma vez, o sentimento de gratidão é unânime entre os cinco MCs selecionados. Todos ressaltam o aprendizado que tiveram, principalmente com Slim. “O Slim é humilde pra caralho, dá para ver que você pode ser grande no cenário e não perder a essência, e passar para os outros também”, relata TR.

O aprendizado também veio com Jean, profissional com experiência e uma grande bagagem dentro do hip hop. Para TUTU, o diretor é o responsável por “transformar o sentimento em imagem”. O músico, que acaba de lançar o EP “Efeito”, ressalta também a importância de cada um dos envolvidos no projeto.

“O tempo de vida de cada um, toda história de cada um, que soma para chegar no mesmo espaço e tempo, é transcendental, abre portais. Cada uma dessas pessoas tem sua importância para formar esse movimento”, diz TUTU.

 

Ainda sobre o CypherLab, AKAI faz comparação com o projeto Poetas no Topo, do Rio de Janeiro, que, produzindo cyphers, já contou com participação de nomes como Djonga, Baco Exu do Blues, BK’, Rincon, Drik Barbosa, Don L e Slim. “O CypherLab vai ser um Poetas no Topo aqui para o Sul, porque vai trazer uma visibilidade do pessoal de fora, do Rio de Janeiro, Sampa, BH. Para cena do Sul, que já é grande, esse é um projeto muito foda, para dar visibilidade”, explica AKAI.

A mixagem e masterização ficaram, mais uma vez, por conta de Jatobá, beatmaker e produtor de Cornélio Procópio, que, com deficiência visual, salienta que a ferramenta de trabalho dele são os ouvidos e não os olhos. Mais um exemplo de disciplina e superação. Max Miranda, da Fenda Produções foi o responsável pela produção, filmagem e edição do 4º episódio do webdocumentário.

Além do webdocumentário e as cyphers produzidas, futuramente, as músicas gravadas durante o projeto também estarão nas plataformas de streaming.

CYPHERLAB

O termo cypher surgiu a partir de um sistema de códigos denominados Matemática Suprema, criado pelo grupo afro-religioso Five Percents (5%ers), na década de 1960. Dentro dessa linguagem, cypher seria o número zero, que representa plenitude do círculo, união entre conhecimento, sabedoria e entendimento. A partir dessa compreensão, e da vontade de dar mais visibilidade ao cenário hip hop de Maringá, foi criado o projeto CypherLab.

“O objetivo principal era juntar MCs com reconhecimento nacional com MCs que estão começando, para que aconteça uma troca de conhecimentos e sirva como uma alavanca para esses novos artistas de Maringá e região. Além da oportunidade de poder rimar com o beat dos quatro beatmakers convidados. Vamos projetar a cena do rap de Maringá e região para fora”, explica a organização.

Durante os meses de fevereiro, março e abril, 20 MCs da cidade e região foram selecionados para rimar ao lado de Sandrão RZO, Clara Lima, Inglês e Slim Rimografia, em cima de quatro beats produzidos por DJ Cia, Badsista, DJ Coala e DJ Skeeter. Os resultados desses encontros são quatro episódios do webdocumentário, que mostrarão os bastidores das produções do projeto, desde a composição das letras até a gravação das músicas e vídeos, e quatro cyphers.

CypherLab é contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti, da Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc).

SELEÇÃO

Os quatro beats foram produzidos e nomeados, no formulário de inscrição, como BEAT 1, BEAT 2, BEAT 3 e BEAT 4. O MC participante escolheu aquele que mais lhe agradou ou aquele com o qual se sentiu melhor para rimar, sem saber qual DJ havia produzido. Cada uma dessas bases já estava relacionada a um MC convidado, mas essas relações foram divulgadas apenas alguns dias antes da gravação da música e do vídeo.

Inicialmente, foram 30 vagas para cada faixa. Do total de inscritos, 15 foram pré-selecionados por uma banca curadora, com base em cinco critérios de avaliação: Flow, Dicção, Mensagem, Originalidade e Criatividade.

Desses 15 pré-selecionados, os MCs convidados selecionaram os cinco candidatos finais, utilizando os mesmos critérios da fase anterior, além da afinidade. Afinal, seria com esses cinco artistas que ele gravaria uma música e um clipe.

As cyphers começaram a ser gravadas nos dia 19 e 20 de março, com Sandrão RZO e cinco MCs de Maringá e região que ele selecionou. Outra cypher foi gravada com Clara Lima e outros cinco MCs selecionados, nos dias 26 e 27 de março. Inglês gravou no dia 3 e 4 de abril e Slim Rimografia nos dias 9 e 10.

FICHA TÉCNICA CYPHER #4

Produção musical: Badsista

Letra:
Slim Rimografia
Diogo Octavio Possel (Po$$el)
Gabriel Henrique Silva Santos (TR)
Gabriel Garcia Ferreira (GARCIA)
Paulo Ricardo Aparecido Teixeira de Souza (AKAI)
Arthur Castilho (TUTU)

Captação de vozes: Estúdio Drago
Mix/Master: Jatobá

Direção/Filmagem/ Edição/Finalização: Jean Furquim (GiraMundo filmes)

Diretor artístico: Gabriel Cezalli Masson
Diretor de comunicação: Diogo Correa
Diretor de produção: Max Miranda
Fotógrafo: Junior Diaz
Produção/Styling: Cristina Tamie Hara
Auxiliar de produção: Samuel Gustavo

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Atraso na compra da vacina da covid-19 adia campanha e deixa Estados sem doses


Atrasos no processo de compra de vacinas contra a covid-19 pelo Ministério da Saúde levaram ao adiamento do início da…


Atrasos no processo de compra de vacinas contra a covid-19 pelo Ministério da Saúde levaram ao adiamento do início da…

Geral

Como funcionava o esquema ‘parasita’ de tráfico de drogas para a Europa descoberto pela PF


A Polícia Federal do Rio Grande do Sul desarticulou nesta terça-feira, 16, uma quadrilha especializada no tráfico de cocaína para…


A Polícia Federal do Rio Grande do Sul desarticulou nesta terça-feira, 16, uma quadrilha especializada no tráfico de cocaína para…

Geral

Bombeiro atira em passageiro que pulou catraca do Metrô na Luz, no centro de SP


Ferido foi encaminhado para atendimento na Santa Casa. Secretaria da Segurança diz que disparo ocorreu após luta corporal entre o…


Ferido foi encaminhado para atendimento na Santa Casa. Secretaria da Segurança diz que disparo ocorreu após luta corporal entre o…