Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Saiba preservar as unhas compridas que estão em alta entre as famosas


Por Folhapress Publicado 28/07/2018 às 19h04 Atualizado 17/02/2023 às 20h16
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Quem acompanha famosas nas redes sociais, como a atriz Cleo, a irmã de Neymar, Rafaella Santos, e a cantora Rihanna, já percebeu que a moda agora é ter as unhas bem longas. Mas conse­guir essa proeza exige tratamento e cui­dado. Normalmente, as mulheres que adotam essa tendência usam unhas de gel ou de acrílico.

A esteticista Amanda Massari, 34, colocou as de gel há cerca de um mês. “Fica bem natural, a manicure co­la uma extensão na unha”, explica. “No começo, demorei para me adaptar, fica­va difícil até fechar um botão”, conta Amanda. Mas ela afirma que gostou do resultado e que agora não fica sem.

A manutenção deve ser feita de 15 em 15 dias, e a moda exige cuidados para não bater nem lascar as unhas longas. “Também é uma economia, porque não precisa mais fazer a unha toda semana”, diz Amanda. “O legal é que você po­de deixá-la no formato que quiser: re­donda, quadrada ou pontiaguda. O gel aceita qualquer um.”

Josiene Martins da Silva, manicure e especialista em arte de unhas do salão Pin Up, explica que tanto o gel quanto o acrílico podem deixar as unhas bem longas. “Ambas ficam compridas, a di­ferença é que a de acrílico é mais rápida de fazer. Em uma hora e meia, a cliente sai do salão pronta. Já as unhas em gel levam cerca de duas horas para ficar prontas”, avisa.

O dermatologista Caio Lamunier ex­plica que as unhas de acrílico duram mais tempo. “A durabilidade e a prote­ção das unhas de acrílico são maiores e, portanto, danificam menos as unhas naturais. Entretanto, as feitas em gel têm o aspecto mais natural”, orienta.

“As clientes pedem mais o formato ‘balerine’, ou bailarina, que são unhas quadradas, mas com as pontas afina­das”, conta Josiene. “O outro formato mais pedido é o ‘stiletto’, bem pontiagu­do”, explica a manicure.

Para conservar as unhas naturais, o segredo é tomar cuidado para não trau­matizá-las. “O contato com produtos químicos, como detergente, enfraquece as unhas. O mesmo acontece quando elas são usadas para abrir embalagens, por exemplo”, orienta Lamunier. “Além disso, ter uma alimentação saudável e
evitar dietas muito restritivas é funda­mental para manter a saúde das unhas, que crescerão mais fortes.”

Como cuidar das unhas

Proteja suas unhas
Use luvas caso vá manipular produtos de limpeza ou realizar trabalhos manuais

Cuidado na higienização

– Limpar muito embaixo das unhas pode enfraquecê-las
– Evite bater, lascar e roer as unhas
– Evite o contato das unhas com produtos químicos

Como removedor de esmalte ou produtos de limpeza

– Lixe bem e deixe suas unhas sem lascas. Isso ajuda a evitar que elas quebrem

Na dúvida, consulte um médico

Procure um dermatologista para avaliar a saúde da pele em geral, pois problemas na pele e no cabelo podem refletir também nas unhas

Fonte: Caio Lamunier, dermatologista

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação