Fechar

Entretenimento

Espetáculo Teatral

“Memórias do subterrâneo” é encenada em Maringá

Publicado por Victor Simião, CBN Maringá, 18:23 - 31 de Agosto de 2018

Em 1864, o escritor russo Fiódor Dostoiévski publicou Memórias do subterrâneo, já traduzido também no Brasil como Memórias do Subsolo e Notas do Subsolo. Um texto curto, dividido em duas partes, em que um homem sem nome reflete sobre a própria vida: cheia de amargura e problemas com a sociedade.


Esse texto foi adaptado em 2005 pelo ator e produtor Emerson Rechenberg. Desde 2008 ele encarna o personagem sem nome, um ex-funcionário público. A peça está há 10 anos em cartaz em Curitiba e já rodou o Paraná e São Paulo.


Maringá recebe “Memórias do subterrâneo” neste fim de semana. No sábado (1º) e domingo (2), às 20h, no Teatro Barracão. A entrada custa R$ 20; meia, R$ 10. A realização local é da Trindade Produções.


O monólogo do narrator-personagem é complexo, existencialista. Às vezes dá pena dele, às vezes raiva. E é isso que Rechenberg busca apresentar nos palcos. Para além da atuação, o ator vê que o homem escrito por Dostovski nos dias atuais. Um ser angustiado.

No palco, são poucos recursos. O texto do russo e a interpretação do ator ao longo de 60 minutos devem sustentar o espetáculo. Por esse motivo, Emerson Rechenberg chega às cidades em que se apresenta com pelo menos um dia de antecedência. Ouça a entrevista que ele concedeu à CBN.


No domingo, Rechenberg dá uma oficina sobre adaptação do texto literário ao teatro. É no teatro barracão. Mais informações sobre o assunto estão na fanpage da Secretaria de Cultura de Maringá.


Foto de capa: Divulgação


Leia mais notícias de entretenimento. 

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo