Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

‘Dicionário maringaense’ faz sucesso no Instagram


Por Luiz Santos Publicado 01/11/2019 às 14h06 Atualizado 24/02/2023 às 21h18
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Um espaço dedicado às gírias e referências do vocabulário do maringaense. Essa é a ideia do perfil @dicionariomaringaense no Instagram.

A conta já conquistou mais de 6 mil seguidores em apenas uma semana no ar. A “cabeça” por trás do perfil é Luiz Henrique Paniça Lemos, publicitário nascido em Maringá, mas que viveu mais de vinte anos em Campinas, no interior de São Paulo.

O estranhamento em relação a algumas expressões peculiares dos maringaenses gerou o interesse de Luiz em brincar com isso.

“Sempre achei curiosas algumas palavras que meus primos e tios falavam por aqui. Precisava explicar para meus amigos de Campinas que em Maringá era normal chamar hot dog de ‘cachorrão’, lombada de ‘quebra-molas’ e terreno de ‘data'”, relata o publicitário.

Outros termos que Luiz ressalta que têm significados diferentes para os maringaenses são “filé”, “pior” e “redondo”.

Após retornar para Maringá, há quatro meses, o publicitário teve a ideia de criar um perfil para brincar com as particularidades do vocabulário da cidade.

“Em Campinas, criei uma outra página de humor e conteúdo local chamada ‘Campinas Depressiva’. Com a minha vinda para Maringá, criei o ‘Dicionário Maringaense’ para fazer essa brincadeira com a linguagem popular e divertir os maringaenses”, diz.

O perfil se concretizou no dia 25 de outubro e a repercussão foi quase que instantânea. “Eu não esperava um crescimento tão rápido, estou me divertindo e gostando muito”, comenta Luiz.

O publicitário diz ainda que está recebendo várias sugestões para publicações. “Já contabilizei mais de duzentas mensagens com sugestões, o que facilita muito o trabalho de criação”, conta.

Veja alguns dos posts do “Dicionário Maringaense”:

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação