Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

CypherLab abre seletiva para MCs de Maringá e região


Por Redação GMC Publicado 27/02/2019 às 11h20 Atualizado 20/02/2023 às 08h25
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Para quem acompanha a cena do rap nacional e mundial, o nome Cypher provavelmente não é estranho. Atualmente, a palavra é utilizada para denominar vídeos em que diversos produtores se unem para realizar uma obra audiovisual, desde sua concepção musical, estética e ideológica, até um vídeo de alto impacto.

Esse é um dos principais objetivos do projeto CypherLab, de Maringá. Vinte MCs da cidade e região serão selecionados para rimar em cima de quatro beats produzidos por DJ Cia, Badsista, DJ Coala e DJ Skeeter. Além disso, os MCs locais contarão com a experiência de Sandrão RZO, Clara Lima, Inglês e Slim Rimografia, de quem serão coautores. Quatro músicas serão produzidas no fim do projeto, acompanhadas de quatro vídeos, produzido por Jean Furquim, videomaker também reconhecido nacionalmente no cenário hip hop.

“O objetivo principal é juntar pessoas com reconhecimento nacional com pessoas que estão começando, para que isso sirva como uma alavanca para esses novos artistas de Maringá e região. Queremos realizar esse intercâmbio entre MCs, além da oportunidade de poder rimar com o beat dos quatro beatmakers convidados. Vamos projetar a cena do rap de Maringá e região para fora”, explica a organização.

A seletiva foi aberta na quinta-feira (21), às 15h, e a inscrição pode ser feita até o dia 10 de março, às 23h59. Para participar, basta preencher o Formulário Online – link no Facebook e Instagram do projeto – e enviar um vídeo, de até um minuto, e 100 MB, gravado do celular, ou câmera, cantando uma letra própria em cima de um dos quatro instrumentais disponíveis. Dentro do formulário, há um link para upload do material gravado pelo candidato.

A palavra Chypher, como já dito, é utilizada para denominar a reunião de artistas na produção de uma obra audiovisual. Mas, além dos quatro vídeos produzidos no CypherLab, a Fenda Produtora vai acompanhar as gravações, no estúdio e nas ruas de Maringá – nos locais onde serão gravados os vídeos –, e produzirá um webdocumentário sobre o projeto.

Este projeto é contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti, da Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc).

SELEÇÃO

Os quatro beats já estão prontos e serão nomeados, no formulário, como BEAT 1, BEAT 2, BEAT 3 e BEAT 4. O MC participante deve escolher aquele que mais lhe agrada ou aquele com o qual se sinta melhor para rimar. Cada uma dessas bases já está relacionada a um MC convidado (Sandrão RZO, Clara Lima, Inglês e Slim Rimografia), mas essas relações serão divulgadas apenas no dia do resultado da seletiva, 15 de março, nas redes sociais do projeto.

Inicialmente, serão 30 vagas para cada faixa. Do total de inscritos, 15 serão selecionados por uma banca curadora, que terão cinco critérios como base de avaliação dos vídeos: Flow, Dicção, Mensagem, Originalidade e Criatividade.

Desses 15 pré-selecionados, os MCs convidados selecionarão os cinco candidatos finais, utilizando os mesmos critérios da fase anterior, além da afinidade. Afinal, será com esses cinco artistas que ele gravará uma música e um clipe.

Os selecionados também participarão de um laboratório de criação com os MCs. Todos os processos de laboratório e produção audiovisual serão realizados nas seguintes datas: BEAT 01, 2 e 3 de abril de 2019; BEAT 02, 9 e 10 de abril de 2019; BEAT 03, 26 e 27 de março de 2019, e BEAT 04, 19 e 20 de março de 2019.

A inscrição é aberta para todas as idades, mas, caso um candidato menor de idade seja selecionado, será preciso apresentar autorização dos pais ou responsáveis. A lista de cidades que podem participar da seletiva está no regulamento da inscrição.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação