Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Barraca Universitária reúne 25 mil pessoas em oito noites de festa


Por Redação GMC Publicado 21/05/2019 às 13h58 Atualizado 22/02/2023 às 12h21
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Com o fim da 47ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá, a Expoingá, a cidade também se despede de uma festa que já virou tradição: a Barraca Universitária. Foram oito noites de apresentações de grandes artistas nacionais que reuniram, ao todo, um público de 25 mil pessoas.

Com quase duas décadas de história, a edição de 2019 foi a que reuniu estilos musicais mais diversificados: teve forró, sertanejo, axé, pagode, funk… tudo pensado para agradar a todos os públicos. A Barraca Universitária é uma marca registrada da GMC Eventos, empresa que produz a festa.

A BU trouxe atrações inéditas para Maringá, como o cantor Xandy Avião, e promoveu encontros históricos, com o show de Edson e Hudson com Israel e Rodolffo e outros encontros surpresa.

“Tivemos Leo Santana, um astro do pagode baiano, fazendo dueto com a Lauana Prado, que é uma nova promessa do sertanejo e é super fã dele. Tivemos o Fernando (da dupla Fernando e Sorocaba) vindo para a festa acompanhar a namorada Maiara e subindo ao palco pra dar uma palhinha. E até o Zé Neto (da dupla Zé Neto e Cristiano), que cantou na Arena e veio depois assistir o show da BU, acabou cantando pagode e fazendo dueto com o Ferrugem… São experiências únicas que a BU proporciona para o público e para os artistas. Eles adoram estar aqui ”, conta Jany Lima, diretora artística da Maringá FM, que promove a Barraca Universitária.

Outra novidade, que encerrou a edição deste ano, foi um “open de costela ao fogo de chão” – no último domingo da festa, o público pôde degustar a iguaria, assada dentro da Barraca, à vontade, enquanto curtia os shows, no Boteco da BU. A estrutura, montada dentro do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, com três mil e quinhentos metros quadrados, dois andares e um megapalco, é montada exclusivamente durante a Expoingá – a montagem leva cerca de um mês. Este ano foram 21 atrações, que totalizaram aproximadamente 40 horas de shows e a equipe responsável já começa pensar na edição do ano que vem.

“A BU é famosa pela energia que tem, porque o palco é muito perto do público e a troca entre artistas e fãs é muito grande. Fora o clima gostoso nos bastidores, com os artistas se encontrando… por isso é que todo ano muitos artistas me ligam, bem antes da época da festa e me dizem ‘eu quero estar na Barraca Universitária’”, revela Jany.

Com um evento desse porte, não é só o meio artístico e de eventos fatura, mas toda a cadeia envolvida, desde a montagem da estrutura até o transporte que leva a galera até a balada. A BU movimenta a economia não só de Maringá, mas de dezenas de cidades vizinhas.

Uma pesquisa realizada pela GMC Eventos, mostrou que 67,7% do público se arruma para o show em salões de beleza, quase 50% compra alguma peça de roupa especialmente para o evento e 40% aproveitam o passeio para consumir as opções gastronômicas que a Expoingá oferece. Isso sem falar na geração de empregos – são 240 empregos diretos e 300 indiretos, compondo a equipe que trabalhou duro para fazer a BU 2019 acontecer.

Veja os números da Barraca Universitária 2019:

3500 metros quadrados de estrutura

25 mil pessoas em 8 noites de festa

30 mil latinhas de cerveja vendidas

21 atrações musicais

40 horas de show

+ de 500 empregos diretos e indiretos

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação