Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Ex-jogador Kiko relembra time da Cocamar que brilhou na década de 90


Por Chrystian Iglecias Publicado 29/05/2019 às 17h30 Atualizado 22/02/2023 às 15h49
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Recheado de grandes nomes do vôlei nacional, o time montado pela Cocamar em Maringá na década de 90 é lembrado até hoje com muito orgulho e saudosismo pelos amantes de voleibol da Cidade Canção. Bicampeã da Copa Brasil, a equipe é considerada por muitos a melhor que já existiu em Maringá. Se hoje a cidade é conhecida por ser apaixonada pelo esporte e lotar o ginásio, muito se deve àquele plantel comandado pelo técnico Dema.

Nomes como Paulão e Douglas, campeões olímpicos com a Seleção Brasileira em Barcelona (1992), lideravam uma equipe que contava com jovens promessas como Giba e Ricardinho, que se converteram em ídolos do vôlei nacional e mundial e fizeram história vestindo a camisa da Seleção. 

Parte daquela equipe, o ex-central João Alexandre Ribeiro, o “Kiko“, conversou com o portal GMC Online na tarde desta terça-feira (28) e relembrou aquela que, para ele, era uma das melhores equipes do mundo na época.

“O time que a Cocamar montou foi o melhor time que Maringá já viu. Logo após o Cocamar/Scepter e o Cocamar/Cyanamid, a Cocamar montou um time aqui que era um dos melhores do mundo na época, se fosse ver no papel”, disse Kiko.

“Nós tinhamos aqui Paulão e Douglas, que eram de Seleção Brasileira. Tínhamos também dois garotos da Seleção que tinha sido campeã mundial infanto-juvenil, que eram o Gustavo e o Betão. Aí veio o Ricardinho, que já era uma promessa que tava vindo do Banespa, o Giba que era outra promessa que tava vindo da base da Seleção, e o Milinkovic, que dois anos depois foi considerado melhor atacante do mundo”, relembrou.

Perguntado sobre quem foram os melhores jogadores que viu jogar em Maringá, Kiko nomeou Jonas Godinho e Giba.

“O mais habilidoso foi o Jonas, que fez parte do Cocamar/Scepter e do Cocamar/Cynamid. O Giba era um cara que tinha uma explosão muscular e uma habilidade muito fora do normal e não era tão alto. Com certeza estes foram os dois melhores que eu vi jogar aqui na cidade”, disse.

Entre as conquistas individuais de Kiko no voleibol maringaense, estão os prêmios de melhor jogador infanto do Paraná e melhor jogador juvenil do estado. Ele relembra a ocasião em que o Cocamar disputou os playoffs para participar da Liga Nacional – equivalente à Superliga atual – pela primeira vez, em 1992.

“O pessoal do voleibol nacional praticamente ria da gente. Nós fomos disputar a seletiva contra Frangosul, que tinha sido campeã da Primeira Liga, Flamengo e Chapecó, que eram times tradicionais do voleibol brasileiro. Ganhamos duas das três partidas e nos classificamos em segundo lugar. Foi um feito enorme!”, relembrou, orgulhoso.

A equipe da Cocamar começou no final dos anos 80 e representou Maringá no vôlei nacional de 1992 à 1996, quando os patrocinadores encerraram o contrato diante do elevado custo da equipe, que contava com muitas estrelas.

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação