+ Esportes

JUBs

Você sabe quantas calorias em média um atleta consome por dia?

Publicado por Luciana Peña/CBN Maringá, 14:10 - 08 de novembro de 2018

Na cozinha dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que estão sendo realizados em Maringá, são servidas quase cinco mil refeições por dia. E os atletas enchem o prato, eles precisam comer em média duas mil calorias por dia.


A reportagem da CBN Maringá foi conferir a cozinha do JUBs, onde tudo é em grande quantidade. 200 quilos de arroz por dia. 200 quilos de macarrão. 120 quilos de feijão. 250 pés de alface... Afinal, todo dia são preparadas 4.700 refeições. É o que alimenta os milhares de atletas, dirigentes e equipes de apoio da fase final do JUBs.


A empresa que prepara a comida é de Minas Gerais e trouxe boa parte da equipe, mas também contratou 24 pessoas de Maringá. A tia Nena, como é conhecida pelos atletas está há 32 anos na empresa. São 32 anos trabalhando com atletas. E a tia Nena sabe bem como é o apetite de um atleta.


Quando chega a hora da refeição os atletas lotam o refeitório. Tem aqueles que precisam se alimentar bem para as provas que ainda virão, mas têm aqueles que estão voltando da competição e morrendo de fome.


A alimentação é balanceada. O JUBs tem chefe de cozinha e nutricionista. A Ellen Moura coordena o trabalho. Arroz e feijão não podem faltar, mas o difícil é agradar a variedade de paladares.


Na cozinha do JUBs o lixo orgânico é separado do reciclável e os atletas são orientados sobre mastigação correta e o consumo de água.

Bloco de Galeria

Fotos: Luciana Peña/CBN Maringá

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo