Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Em Curitiba, Maringá busca medalhas na Taça Paraná


Por Redação GMC Publicado 19/10/2018 às 18h43 Atualizado 18/02/2023 às 16h17
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Associação de Judô dos Atletas de Maringá (AJAM) compete neste fim de semana, 20 e 21, a Copa Paraná de Judô, no Ginásio Tarumã, em Curitiba. Maringá é uma das 45 equipes inscritas na competição, que reúne mais de mil atletas.

A AJAM embarcará com aproximadamente 35 pessoas entre atletas e comissão técnica. Destaque para Mariana Xavier, atual campeã dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps) e 2ª nos Jogos da Juventude (Jojup′s) e Jogos Abertos (Jap′s).

O sistema de lutas é disputado em fase de chave, com confrontos únicos. A competição será no formato livre, em que juntam os estilos estímulo e oficial. A categoria de estímulo são para os atletas da faixa branca até a laranja. Na oficial é da verde até a preta. No judô existem nove modelos de faixas (branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom e preta). São necessários 10 anos de prática para conseguir atingir o nível mais alto do judô e obter a faixa preta.

As categorias são separadas em idades e pesos. “Os atletas estão treinados, mas é uma competição de nível bem equilibrado e vamos fazer de tudo para obtermos os melhores resultados possíveis”, disse o técnico Paulo Pacci.

“Estaremos com a delegação completa, desde nossas primeiras categorias (sub-13) até os masters, que são os atletas mais experientes. Esse evento servirá para dar bagagem para nossos atletas menos experientes”, disse o membro da equipe, Denis Fadel.

Nos Jogos Abertos do Paraná (Jap′s) o judô maringaense ficou na 3ª colocação no masculino e no feminino. Nos Jogos da Juventude (Jojup′s) a equipe ficou na 2ª posição nas duas categorias, ficando atrás de Curitiba.

No judô, são distribuídas quatro medalhas (primeiro, segundo e duas de terceiro lugar) Isso acontece porque dentro da competição quando o atleta perde a luta em determinada fase, ele automaticamente disputa a repescagem que pode colocá-lo em terceiro lugar na final.

Classes e Categorias

Extra Super Ligeiro (Sub-9 a Sub-11)
Super Ligeiro (Sub-9 a Sênior)
Ligeiro (Sub-9 a Sênior)
Meio leve (Sub-9 a Sênior)
Leve (Sub-9 a Sênior)
Meio Médio (Sub-9 a Sênior)
Médio (Sub-9 a Sênior)
Meio Pesado (Sub-9 a Sênior)

Tempos de Lutas:

Sub-9 e 11 = 2 minutos + golden score de 1 minuto
Sub-13 = 2 minutos + 1° vantagem no golden score
Sub-15 = 3 minutos + 1° vantagem no golden score
Sub- 18, 21 e Sênior: 4 minutos + ª vantagem no golden score
Máster = 3 minutos + 1ª vantagem no golden score

Com assessoria

Foto da capa: PMM

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

Corinthians volta a jogar mal e perde para o Argentinos Juniors na Copa Sul-Americana


Em crise dentro e fora de campo, o Corinthians sofreu sua terceira derrota consecutiva nesta terça-feira, em Buenos Aires. Diante…


Em crise dentro e fora de campo, o Corinthians sofreu sua terceira derrota consecutiva nesta terça-feira, em Buenos Aires. Diante…

Esportes

Cruzeiro chega ao 3º empate seguido e segue sem vencer na Sul-Americana; Cuiabá também empata


A vida do Cruzeiro na Copa Sul-Americana não está nada fácil. Nesta terça-feira, pela terceira rodada da fase de grupos,…


A vida do Cruzeiro na Copa Sul-Americana não está nada fácil. Nesta terça-feira, pela terceira rodada da fase de grupos,…

Esportes

Atlético-MG vence o Peñarol, segue 100% e dispara na liderança da Copa Libertadores


O Atlético-MG disparou na liderança do Grupo G da Copa Libertadores, ao vencer por 3 a 2 o Penarol-URU, nesta…


O Atlético-MG disparou na liderança do Grupo G da Copa Libertadores, ao vencer por 3 a 2 o Penarol-URU, nesta…