O Maringá Futebol Clube segue colhendo os frutos da reformulação da marca MFC. Nesta semana, o Brasil Design Award anunciou as listas de indicados da premiação de 2019, a nona edição desta que é uma das principais do seguimento no Brasil.
O Maringá FC foi indicado na categoria "Rebranding" (em português, algo como "troca de marca") com seu novo escudo, lançado no início do ano. Por meio de um grupo de 80 especialistas, a Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), organizadora da premiação, decidirá os vencedores. O anúncio da indicação da arte do escudo do Tricolor Maringaense foi feito pelo site oficial da premiação e pelo próprio clube em suas redes sociais.
O novo escudo do MFC, assim como toda a transformação do clube como marca, foi idealizado pela empresa maringaense Brandigno e lançado em janeiro deste ano, em evento realizado na ala roxa do Shopping Avenida Center. Com o slogan "Mais que um time, uma cidade", o departamento de marketing do Dogão apostou em uma nova identidade visual para estreitar os laços de identificação com a cidade.
O escudo vai de encontro à modernização dos símbolos de times de futebol. Ainda engatinhando no Brasil, a prática vem sendo popularizada, majoritariamente, por gigantes da Europa. Clubes como Barcelona, Juventus, Manchester City e Atlético de Madrid reformularam seus escudos nos últimos anos, acendendo um debate: vale a pena "brincar com a tradição"?
O Maringá FC, por sua vez, não tem este problema. Com apenas nove anos de história, o time da Cidade Canção ainda não possui uma grande tradição visual para zelar. Com isso, o marketing da equipe decidiu apostar na inovação, imitando o continente que polariza o esporte bretão na atualidade. Com variação de cores e até referência quase "oculta" à Catedral, a Brandigno desenhou um escudo moderno, que conta com as letras M, F e C, estas sim, mais visíveis.