Fechar

Futebol

Sonho

Maringaense sub-11 é aprovado no Internacional de Porto Alegre

Publicado por Chrystian Iglecias, 13:10 - 22 de Julho de 2019

Bloco de Imagem

Foto: Arquivo Pessoal

Se tornar um jogador de futebol profissional em um grande clube é o sonho de milhões de jovens brasileiros. A caminhada até lá, porém, é uma das mais difíceis entre todas as profissões existentes. Para chegar a jogar uma partida profissionalmente, muitas vezes é preciso se mudar para longe, e, comumente, sem os familiares e amigos. Além de, claro, toda a dedicação, foco e talento necessários.


Recentemente, na semana retrasada, o pequeno meia-atacante João Gabriel Lopes Pimentel, ou simplesmente Pimentel, de apenas 10 anos de idade, deu o primeiro passo para realizar este grande sonho. Ele é de Maringá e atua pelo Atlético Maringaense.


Por se destacar na Cidade Canção, Pimentel conquistou a chance de fazer uma avaliação de uma semana nas instalações do Internacional, em Porto Alegre. Chegar a realizar um teste em um grande clube brasileiro já é algo reservado a atletas privilegiados, mas Pimentel não estava satisfeito.


Após passar a semana no frio gaúcho, o pequeno voltou para Maringá aprovado e com a confirmação de que fará parte das categorias de base do Inter. A partir de janeiro de 2020, João Pímentel irá viver no Rio Grande do Sul, e vestirá a camisa do Colorado semana a semana.


Ao contrário de muitos jovens que passam em avaliações como esta, o pequeno maringaense terá a sorte de ter a família ao seu lado nesta grande aventura. É o que garante o pai do garoto, Daniel Lopes Pimentel.



“A família é fundamental neste processo de mudança. O apoio neste momento, para a ida para um outro estado, outra cultura, requer muita perseverança, foco e força de vontade para enfrentar os novos desafios que virão. A mudança para Porto Alegre reuer desapego e muita coragem, buscando seu espaço, novos amigos, novas conquistas. Tudo pelo sonho do filho de um dia chegar a ser jogador profissional em um grande clube brasileiro, campeão mudial, que é o Internacional de Porto Alegre", afirmou Daniel.


Bloco de Imagem

Foto: Arquivo Pessoal

Trajetória


Apesar da pouca idade, João já coleciona títulos e prêmios individuais. Assim como tantos jogadores famosos, ele iniciou sua trajetória no futsal. Foi em 2015, na categoria sub-7 do Country Clube de Maringá.


Em seu ano de “estreia”, Pimentel foi terceiro colocado no Novo Futsal Paranaense e vice-campeão Sul-Brasileiro em Balneário Camboriú (SC). Logo em seu primeiro ano, ele teve a chance de defender o time de futsal do Paraná Clube, e foi campeão da Taça Paraná e do Campeonato Metropolitano de Curitiba.


Em 2016, o pequeno João subiu para a categoria sub-8 e foi jogar no time do Clube Olímpico. Pela nova equipe, ele foi campeão da Maringá Cup e da Copa Primavera, antes de participar novamente do Sul-Brasileiro pelo Paraná Clube.


No ano seguinte, no sub-9 do time da capital, Pimentel foi vice-campeão paranaense. Além disso, ele venceu também a Copa Mix FM Maringá de Futsal com o seu colégio, o CCIM, sendo eleito o destaque do torneio. Posteriormente, viajou para Londrina para ser campeão e melhor jogador da liga de futsal sub-9 local, com a ADVR Futsal.


Chegando na categoria sub-10, ano passado, João Pimentel voltou a defender o Paraná Clube no Metropolitano de Curitiba, e ficou com o vice-campeonato e o prêmio de melhor jogador da competição. No Paranaense, Pimentel e o Tricolor da Vila terminaram na quarta colocação. Posteriormente, o pequeno meia-atacante maringaense foi artilheiro do Sul-Brasileiro e bicampeão da Copa Mix FM Maringá de Futsal com o CCIM.


2018 foi o ano em que o pequeno João Pimentel disputou seu primeiro campeonato fora das quadras. Ele jogou a Copa Cidade Canção de Futebol Suiço pelo Instituto Alex Santos (IAS), e a adaptação aos gramados foi rápida. Pimentel e o IAS saíram campeões, sendo que o nosso personagem foi o artilheiro do campeonato. No fim da temporada, ele foi eleito como um dos 10 melhores jogadores da Liga de Futsal de Curitiba, reconhecimento recebido por suas atuações pelo Paraná Clube.


Chegamos a 2019, ano em que Pimentel começou a defender o Atlético Maringaense no futebol de campo - antes, ele venceu mais um torneio no futsal do Clube Olímpico. Consequentemente, o meia-atacante, já no sub-11, disputou pela primeira vez a Liga de Futebol de Maringá, sendo vice-campeão e artilheiro. Devido a seu brilhante início no novo time, Pimentel ganhou a chance de viajar a Porto Alegre e ser avaliado pelo Inter. O resto é história...

Bloco de Imagem

Será este o palco de João Pimentel no final de próxima década? Foto: SC Internacional

Foto da capa: Divulgação/Atlético Maringaense FC

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo