Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Maringá FC conhece os destalhes da disputa do Paranaense 2019


Por Redação GMC Publicado 23/10/2018 às 18h56 Atualizado 18/02/2023 às 17h10
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Maringá FC conheceu nesta terça-feira (23) os detalhes da disputa do Campeonato Paranaense 2019. A competição terá a mesma fórmula do ano passado e começará no dia 20 de janeiro. A final, em dois jogos, está marcada para 7 e 14 de abril – caso a mesma equipe conquiste as duas Taças, a competição irá terminar em 3 de abril.

De acordo com a Federação Paranaense de Futebol (FPF), o sistema de disputa e o regulamento da competição seguem os mesmos, uma vez que o Estatuto do Torcedor exige a sequência por dois anos.

Assim, os clubes serão distribuídos em dois grupos de acordo com a classificação da competição deste ano. O Maringá FC caiu no Grupo A, ao lado Atlético (campeão na edição passada), Foz do Iguaçu (3º), Londrina (7º), Toledo (9º) e Operário (subiu da 2ª Divisão).

No Grupo B ficaram Coritiba (2º), Paraná (4º), Cianorte (6º), FC Cascavel (8º), Rio Branco (10º) e Cascavel CR (subiu da 2ª Divisão)
Duas taças

Na Taça Barcímio Sicupira, os clubes do Grupo A enfrentam os clubes do Grupo B. As duas equipes de melhor classificação em seu grupo, jogam as semifinais (1ºA x 2ºA e 1ºB x 2ºB), em jogo único. Os dois vencedores fazem a final.

Já na segunda taça, a Dirceu Krüger, todos os clubes iniciam a fase com 0 pontos e jogarão entre si, em cinco rodadas, dentro do próprio grupo, em turno único. No final, classificam-se para as semifinais, os dois melhores de cada grupo (1º A x 2º B e 1ºB x 2º A) e se enfrentam em partida única. Os vencedores disputam a final.

Em caso de final, os campeões de cada Taça se enfrentam em partidas de ida e volta. Caso a mesma equipe conquiste as duas Taças, a mesma será considerada campeão paranaense. Serão rebaixadas para a Segunda Divisão do Campeonato paranaense os dois clubes que somarem o menor número de pontos consideradas as primeiras fases das duas Taças.

Os clubes poderão habilitar até 30 atletas para a disputa da competição, podendo substituir cinco atletas.

A reunião entre representantes dos 12 clubes da 1ª Divisão do Estadual foi realizada no Hotel Lancaster, em Curitiba. O Maringá FC esteve representado pelo presidente, João Regini, e pelo diretor de futebol, Paulo Regini.

Cotas de TV

Em relação às cotas de transmissão de TV, será o mesmo contrato de 2018 e o Maringá FC terá direito a R$ 375 mil, mesma cota da maioria das equipes. Coritiba, Paraná Clube e Londrina receberão um valor maior. Atlético Paranaense, por enquanto, não chegou a um acordo com a RPC, detentora dos direitos de transmissão do campeonato.

Segundo o presidente tricolor, apesar de não ter tido alteração nas regras da competição, a reunião foi boa e o Maringá FC está cada vez mais com voz ativa entre os clubes e Federação. “O arbitral foi bom e o Maringá Futebol Clube já possui uma história no futebol paranaense. Ano a ano estamos sendo respeitados pelos clubes e pela própria Federação, pelo trabalho que estamos realizando dentro e fora de campo. Esperamos que eles (Federação) analisem a tabela do último campeonato para ter uma melhor elaboração para a do ano que vem”, concluiu Regini.

Pré-Temporada

O início dos trabalhos de pré-temporada no Maringá FC está marcado dia 3 de novembro, no entanto, alguns atletas se apresentarão antes para iniciar os trabalhos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação