Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Ídolo do Maringá FC, Marcelo Xavier faz balanço da carreira


Por Chrystian Iglecias Publicado 07/02/2019 às 18h30 Atualizado 19/02/2023 às 22h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Quando olhamos para o elenco atual do Maringá FC, vemos que a grande maioria dos jogadores é nova no clube. Este não é o caso do zagueiro Marcelo Xavier, de 30 anos. Ele fez parte da transição de Metropolitano Maringá para Maringá FC, e foi peça-chave na equipe que conseguiu o acesso para a Primeira Divisão do Paranaense e foi vice-campeã estadual em 2014. 

Início

Marcelo deu seus primeiros chutes no Brinco da Vila e iniciou a carreira profissional no Galo Maringá, em 2005, aos 17 anos. No Galo, ele encontrou o técnico Luis Carlos Ferreiro, que o lançou na equipe.

“Foi como um pai pra mim”, disse Marcelo Xavier

Depois da passagem pelo Galo, o zagueiro passou um período de seis anos em São Paulo, onde defendeu o Paulista de Jundiaí e a Juventus da Mooca. Pelo Paulista, Marcelo Xavier foi bicampeão da Copa Paulista, em 2009 e 2010. Pela Juventus, ele conseguiu o acesso à Série A2 do Campeonato Paulista, em 2012.

Retorno a Maringá

Após a passagem pelo estado de São Paulo, Marcelo Xavier voltou a Maringá em 2013 para defender o então Metropolitano. Ao lado de jogadores como Léo Maringá, Baiano, Reginaldo e Cristiano, Marcelo Xavier foi responsável por devolver à cidade de Maringá um time na elite paranaense. A equipe foi campeã da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense, vecendo o Prudentópolis na final.

Este time, em 2014, passou a se chamar Maringá FC para a disputa da Série A do Paranaense e ganhou contornos do que conhecemos hoje. Para aquele estadual, sobraram cinco remanescentes da equipe campeã da divisão de acesso, entre eles Marcelo Xavier.

Com uma primeira fase surpreendente, batendo equipes como Coritiba e Paraná Clube logo nos primeiras rodadas, o Maringá se classificou em terceiro lugar para as quartas de final, com 17 pontos.

Nas quartas, o Tricolor pegou o sexto colocado Prudentópolis. Na partida de ida, o Maringá venceu fora de casa por 4 a 3, e na volta empatou em 1 a 1 no Willie Davids, se classificando para pegar o Coxa nas semifinais. 

Contra o Coritiba, o Maringá FC conquistou o maior feito de sua história. Apenas quatro anos após sua fundação, a equipe da Cidade Canção venceu em casa por 2 a 1 e empatou por 1 a 1 no Alto da Glória, se classificando para a final, onde perdeu para o Londrina nos pênaltis.

”Aquele grupo foi um dos melhores que o Maringá já teve, nosso grupo era muito unido. Perdemos a final pro Londrina, mas ficou uma boa lembrança, pois com poucos recursos chegamos à final pela primeira vez”, disse Marcelo Xavier em contato com o portal GMC Online.

Até logo

Marcelo Xavier seguiu no Maringá FC até 2015, quando a equipe disputou a Copa do Brasil pela primeira vez e foi eliminado pelo Santos na segunda fase. Após a primeira passagem pelo Maringá, Marcelo Xavier atuou pelo Operário, em 2015 e pelo Botafogo da Paraíba, em 2016, antes de se tansferir para o Suphanburi FC, da Tailândia.

Lá, ele fez sucesso com a torcida e marcou três gols em 17 jogos, contribuindo para a 10ª colocação da equipe na Thai League, a primeira divisão do Campeonato Tailandês. Quando atuava por lá, Marcelo Xavier chegou a dar uma declaração onde deixava a porta aberta para voltar ao Maringá.

“Para tudo existe um momento. Creio que agora o meu momento é aqui, mas quem sabe no futuro eu possa sim retornar”, disse ele em agosto de 2017.

O bom filho à casa torna

Após a passagem pela Tailândia, Marcelo Xavier voltou ao Brasil e defendeu o Cuiabá até novembro de 2018, quando os caminhos do zagueiro e do Maringá FC voltaram a se cruzar. Ele foi anunciado como reforço para a temporada 2019 na tarde de quinta-feira, 7 de novembro de 2018. 

Nesta edição do Campeonato Paranaense, Marcelo Xavier disputou os quatro primeiros jogos como titular, e foi reserva na última partida (vitória por 1 a 0 sobre o Cascavel CR). O Maringá FC entra em campo no próxmo domingo pela última rodada da primeira taça, ainda com chances de se classificar para a semifinal. O jogo contra o FC Cascavel está marcado para às 17h, no Willie Davids.

”Nosso momento hoje no paranaense é muito interessante, pois ainda podemos conseguir a vaga na semifinal e, com alguns ajustes, vamos chegar fortes no segundo turno”, disse Marcelo Xavier.

No que depender da identificação de Marcelo Xavier com a instituição e sua torcida, o Maringá FC pode fazer uma boa campanha este ano.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação