Revelados pelo time da Associação Desportiva e Recreativa Maringá (ADRM), o pivô João Marcello, o "Mãozinha", e o ala/pivô Paulinho desembarcaram nesta quarta-feira na cidade de Tunja, na Colômbia. Eles foram convocados para disputar o sul-americano sub-21 pela seleção brasileira, que defende o titulo conquistado no ano passado. Com a estreia marcada para a próxima segunda-feira (12), diante do Paraguai, o técnico Leonardo Figueiró tem quatro dias para preparar os jovens visando a primeira fase do torneio.
MVP da última Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) pela ADRM, Mãozinha foi contratado no início deste ano pelo Esporte Clube Pinheiros, que possui um dos complexos esportivos mais renomados do país e disputa o Novo Basquete Brasil (NBB). Paulinho representou Maringá entre 2015 e 2017, e hoje está atuando pelo Pato Basquete (PR), que também disputa a liga nacional.
O técnico Jamison Costa, que comandou os garotos na ADRM, afirmou que a ascensão das carreiras de Mãozinha e Paulinho não o surpreendem, além de enaltecer o trabalho da Liga Regional de Basquete (Maringá) no desenvolvimento de jovens basquetebolistas.
"Eu, como treinador e há muito tempo jogando basquete, pra mim não era novidade que esses atletas iam chegar, e têm muita coisa ainda a mostrar. O João Marcello (Mãozinha) e o Paulo sempre tiveram um perfil batalhador, profissional, e que o biotipo físico ajudou eles a chegar onde eles estão", avaliou Costa.
"Quero salientar e engrandecer o trabalho que nós fizemos durante estes dez anos da LRB, justamente com esse intuito de formar atletas. Muitas vezes, nós já sabíamos que Maringá não ia colher esse fruto. Eles foram beneficiados pelo trabalho que nós fizemos, pelo trabalho que o Serrano fez, o Fabrício, e outros técnicos também fizeram, que foi trabalhar na LRB para desenvolver atletas. Copiamos o modelo dos EUA, adotamos a fórmula dos campeonatos de base deles aqui. Certamente sairão outros atletas como o Paulo e o João Marcello", completou.